Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avestruz

Mania inglesa

Ovos de avestruz viram mania na Inglaterra. Rede de mercados verificou crescimento de 573% nas vendas dos ovos.

Mania inglesa

A rede inglesa de supermercados Waitrose disponibilizará, a partir da semana que vem, ovos de avestruzes para a venda em 31 de suas unidades ao redor da Grã-Bretanha. A decisão veio porque a loja verificou que entre 2008 e 2009, na primeira vez em que ofereceu o ovo, houve salto de 573% nas vendas do produto. O apetite britânico para ovos incomuns vem sendo verificado há um tempo pela empresa; ela registrou um aumento médio de 101%, no último ano, no consumo de ovos de pato, codorna, faisão e ganso. Os ovos de avestruz que serão comercializados virão das fazendas Clarence Court, na Cornualha, e são de avestruzes sul-africanos. O custo é o equivalente a R$ 51.

O ovo de avestruz chega a ser 24 vezes maior que um ovo de galinha normal; o suficiente para alimentar até 15 adultos. Cozinhá-lo leva tempo: são 90 minutos para que ele fique totalmente cozido. Para um cozimento parcial (o famoso ovo quente), o ovão precisa ficar dentro da água fervente por, no mínimo, 50 minutos. E não é uma batidinha no canto da pia ou com uma colher que vai abrí-lo: a casca é bem dura e precisa ser quebrada com um espeto ou garfão de churrasco. Na Inglaterra, restaurantes como Scott’s, Maze e Marcus Wareing têm o costume de oferecer ovos incomuns em seus menus, sempre com considerável sucesso.

A rede Waitrose foi fundada pelos empresários Wallace Waite, Arthur Rose e David Taylor em 1904. Na época, apenas uma pequena mercearia na zona oeste de Londres. Hoje, a empresa é uma das líderes britânicas na revenda de produtos voltados à alimentação e emprega cerca de 37 mil pessoas. A rede está presente na Inglaterra, País de Gales e Escócia.