Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio Exterior

Mapa fixa meta de reabertura da UE para carnes e pescados

Em dezembro, o bloco anunciou que visitará o Brasil para fazer auditorias em frigoríficos

Mapa fixa meta de reabertura da UE para carnes e pescados

O Ministério da Agricultura fixou uma meta para reabilitar os frigoríficos de carne de frango e fábricas de pescados que estão embargados pela União Europeia desde o ano passado por questões sanitárias. A intenção é reabrir o mercado europeu este ano

No fim de 2018, o então Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, já havia feito uma indicação positiva sobre as negociações com os europeus. Em dezembro, o bloco anunciou que visitará o Brasil para fazer auditorias em frigoríficos, provavelmente no primeiro semestre. A data exata ainda não foi marcada. “Nosso sistema de defesa é respeitado lá fora. Esses desgastes com a União Europeia foram muito mais influenciados pela conjuntura política e não por questões técnicas. E existe sim a possibilidade de reabertura já neste ano”, afirmou ao Valor o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal. De acordo com ele, a Pasta respondeu a todos os questionamentos sanitários feitos pela União Europeia.

Por outro lado, o bloco ainda quer algumas garantias sanitárias antes de enviar técnicos para checar in loco se as unidades de carne de frango e pescado atendem às exigências. “Estamos cumprindo rigorosamente o calendário de informações da União Europeia”, afirmou Leal. “Esperamos que a União Europeia reabra seu mercado para parte das empresas ainda no primeiro semestre. Todas as empresas estão fazendo o dever de casa e já temos a sinalização de que eles vão voltar a importar”, afirmou o Presidente-Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.