Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Mapa participa de evento sobre erradicação da febre aftosa na Colômbia

O evento acontece nos dias 23 e 24 de abril e reúne 11 países.

Governo, setor privado e agroindústrias de 11 países da América do Sul participam, nos próximos dias 23 e 24, da 36ª reunião da Comissão Sul-Americana de Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Cartagena de Índias (Colômbia). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será representado pelo diretor do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSA/SDA), Jamil Gomes de Souza, que passará a presidência da comissão ao ministro da Agricultura da Colômbia, Andrés Felipe Arias.

Segundo Souza, por ser um fórum em que estão presentes chefes de serviços veterinários e no qual são feitas análises de todas as ações desenvolvidas em relação à febre aftosa, a Cosalfa é uma oportunidade de avaliar os trabalhos do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) e os compromissos assumidos. “Além disso, buscamos melhor entrosamento, principalmente, com as ações desenvolvidas ao longo das fronteiras”, complementa.

Além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão representantes no evento que tem a organização do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Opas/OMS) e do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA). Na pauta, será dado destaque à situação sanitária da febre aftosa na Venezuela e no Equador, países que apresentam áreas onde ainda persiste a doença. Entrará em discussão, ainda, uma nova visão para a cooperação técnica entre as agências internacionais.

Cosalfa – As reuniões da comissão acontecem anualmente, desde 1973, para avaliar os sistemas de vigilância sanitária dos países sul-americanos e as estratégias de combate à aftosa, aplicadas no ano anterior e as que estão programadas para o ano corrente. A edição da Cosalfa de 2008 foi realizada em Porto Alegre/RS.

Seminário – Antes da reunião da Cosalfa, nos dias 20 e 21, será realizado seminário internacional sobre Países e Zonas Livres de Febre Aftosa. Conquistas e Perigos: Uma Visão de Futuro. O seminário abordará a situação sanitária de cada país e as ações desenvolvidas nas regiões de fronteiras para evitar a reintrodução da doença.

Os participantes discutirão, ainda, a metodologia de trabalho para erradicar a aftosa e poderão sugerir programas de prevenção para manter o status de livre de febre aftosa dos países.