Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inspeção

Mapa quer reduzir espera do registro SIF para menos de 30 dias

Dipoa praticamente acabou com fila de espera para tornar mais ágil novos processos

Mapa quer reduzir espera do registro SIF para menos de 30 dias

O prazo para Registros do SIF está prestes a ser agilizado para menos de 30 dias. Isso por que, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou uma força tarefa que praticamente acabou com a fila de pedidos de registro de produtos de origem animal, que esperavam por aprovação há mais de 60 dias.

Após a determinação do Mapa, o Dipoa agilizou o trabalho na plataforma do sistema de Registros de Inspeção Sanitária (SIFs) que contava com 14.641 solicitações, sendo que 82% se referiam a produtos regulamentados, isto é, com aprovações automáticas. Do total, 2.622 precisavam de análise prévia, pois não havia regulamentação, e, desses, 1.204 foram analisados. O acúmulo de pedidos, segundo o departamento, se deu por instabilidades e oscilação do sistema de informática.

Segundo o diretor do Dipoa, José Luis Vargas, o objetivo do ministério é que o tempo de espera para registro de produto de origem animal seja inferior a 30 dias.  O diretor explicou que no início deste ano, com a implantação do Sistema de Informações Gerenciais/Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF 2/PGA) e a publicação da Instrução Normativa Nº 1 de 11 de janeiro de 2017, começou a ser feito o registro automático de produtos de origem animal regulamentados, trazendo agilidade e transparência ao processo de registro de produtos de origem animal e transferindo responsabilidade do atendimento à legislação aos fabricantes dos produtos. Esses são avaliados por auditores fiscais federais agropecuários em fiscalizações de rotina, em supervisões e auditorias.