Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agro +

Mapa sugere aumentar produção e afirma que Brasil vai abrir novos mercados

Ao participar de evento de pecuaristas, em Goiânia, ministro interino destaca importância do Plano Agro+ para aumentar comércio agrícola do país

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, afirmou, em Goiânia, nesta terça-feira (20/09), que o Agro+ é a estratégia do governo para conseguir aumentar de 7% para 10% a participação do Brasil no mercado externo nos próximos cinco anos. “Produzam mais porque vamos buscar mercados para vender os seus produtos”, avisou.
 
Além de medidas como o Agro+, Novacki lembrou que o ministro Blairo Maggi tem trabalhado fortemente para abrir novos mercados. “O ministro está viajando desde o dia 30 de agosto, junto com cerca de 40 empresas e associações do agronegócio brasileiro, por sete países asiáticos: China, Coreia do Sul, Tailândia, Mianmar, Vietnã, Malásia e Índia.” Acrescentou que, a partir do 1º de outubro, ele viajará ao exterior para reforçar a estratégia de ampliação das exportações agropecuárias do Brasil.

Para Novacki, o grande desafio do agronegócio brasileiro será transformar a pujança do setor em emprego e renda para a população. “A crise já foi, agora é a vez de trabalharmos para gerar novas oportunidades.” O ministro interino afirmou que o agronegócio tem que ter foco e saber para onde quer ir. 

O presidente da Assocon (Associação dos Confinadores), Alberto Pessina, destacou a importância do Agro+ para o setor agrário e comemorou a declaração do ministro interino de abertura de mercado externo. 

O secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, anunciou que uma das suas metas será implementar o Agro+ goiano nos próximos meses. “Iremos a Brasília dentro de alguns dias para conseguirmos mais informações sobre o Plano”, adiantou.