Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Mapeamento do ecossistema de inovação em Ribeirão Preto indica forte interação entre startups e empresas

A região mantém 230 startups cadastradas, sendo 10% delas ligadas a áreas específicas do agronegócio

Mapeamento do ecossistema de inovação em Ribeirão Preto indica forte interação entre startups e empresas

 

Um levantamento das startups que atuam na região metropolitana de Ribeirão Preto revela que a maioria delas já colaborou com outras empresas ou universidades e centros de pesquisa. Segundo o estudo divulgado pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia, sediado no campus da USP em Ribeirão Preto (SP), 72% das startups da região já estabeleceram parcerias com outras empresas visando o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.

Parcerias com outros tipos de organizações – como universidades, centros de pesquisas e incubadoras – também são relevantes, sendo desenvolvidas por 59% das startups. Segundo divulgado pelo Jornal da USP, muitas destas empresas jovens já estabeleceram parcerias tantos com outras empresas quanto com organizações voltadas ao ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

O mapeamento apontou a existência de 230 startups atuando na região metropolitana de Ribeirão Preto. Na área de agronegócio, elas representam cerca de 10% deste total, com maior concentração nos segmentos de tecnologia da informação, biotecnologia e saúde. Em termos de foco, os mais frequentes esforços de inovação das startups mapeadas são o desenvolvimento de produtos e serviços de gestão empresarial e inteligência artificial.

O estudo, de acordo com informações do Jornal da USP, também identificou que, embora a maior concentração de empresas jovens de base tecnológica esteja no próprio município de Ribeirão Preto, há um número menor que opera em Jaboticabal, Brodowski, Cravinhos e Serrana. Os anos de 2018 e 2019 foram os que mais registraram a criação de startups na região.

O mapeamento completo pode ser acessado no site da Supera Parque de Inovação e Tecnologia.