Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Dia do Médico Veterinário

Médico veterinário receba os parabéns da Gessulli Agribusiness pelo seu dia

A data comemora uma das mais importantes profissionais dentro dos sistemas de produção animal, cujas funções e atribuições foram evoluindo através dos anos

 

Redação
09-Set-2021 08:36 - Atualizado em 09/09/2021 09:58

O papel do médico veterinário é fundamental dentro do sistema de produção animal. O seu trabalho garante a sanidade dos rebanhos visando a produção de um alimento saudável e de qualidade que, no caso do Brasil, chega aos mais diferentes mercados do mundo. Principalmente dentro de um contexto de One Health (Saúde Única), a atuação do médico veterinário também é determinante para a saúde pública e qualidade de vida das famílias em áreas rurais e urbanas.

A Gessulli Agribusiness acompanha a rotina deste profissional – e as transformações na profissão – há muitas décadas por meio de suas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, além de sites e outras mídias. Por isso, é mais do que um reconhecimento homenagear o médico veterinário no dia totalmente dedicado a ele: o 9 de setembro.

Nesta data, no ano de 1933, o então presidente brasileiro Getúlio Vargas publicou um decreto que reconheceu e estabeleceu as regras para o funcionamento de cursos de Medicina Veterinária no país. No mundo, a primeira escola surgiu na França em 1762, criada por Claude Bourgelat, dando aí origem a chamada Medicina Veterinária moderna. No entanto, o cuidado com os animais e a própria palavra veterinário remete aos tempos do Império Romano.

Medicina vem do latim mederi, que pode ser traduzido como curar, tratar, saber o melhor caminho a seguir. A palavra veterinário também é de origem latina. Ela designava as pessoas que cuidavam dos animais em um abrigo, onde ficavam alojados os animais pertencentes ao exército romano durante a velhice. As pessoas que cuidavam destes animais eram chamadas de veterinarii, um derivativo da palavra vetus, que significa velho, idoso.

Hoje, a Medicina Veterinária evoluiu muito, com o profissional atuando em diversas áreas e em diferentes atividades. A este profissional que faz parte da própria história da Gessulli Agribusiness dentro de suas publicações, sendo um dos responsáveis pelo avanço da produção animal no Brasil e no mundo, o nosso muito obrigado. Este é seu dia, e você merece todo o reconhecimento do agro e da sociedade brasileira pelas enormes contribuições para o avanço da segurança dos alimentos, do bem-estar animal e de modelos de produção com sanidade, biossegurança e medidas de controle. A você, médico veterinário, o nosso parabéns e palmas pela dedicação e trabalho.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade