Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Medidas determinantes que garantem a limpeza e desinfecção eficiente de aviários

A limpeza e a desinfecção têm papel fundamental para um efetivo controle microbiológico dos aviários, auxiliando na garantia de uma produção livre de contaminações

Medidas determinantes que garantem a limpeza e desinfecção eficiente de aviários

A avicultura representa, no cenário brasileiro, um alicerce forte para economia. Tanto que o Brasil é um dos maiores produtores de carne de frango no mundo e o principal exportador da carne desde 2004, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Diante desta importância para o consumidor brasileiro é que sua produção se tornou cada vez mais moderna, tecnológica e segura.

Neste sentido, as Boas Práticas de Fabricação também são exigidas em alto grau e devem ser seguidas em sua totalidade. Dentre as medidas utilizadas para garantir a inocuidade do alimento produzido, o processo de higienização dos aviários é um ponto fundamental. Confira a seguir como a limpeza e a desinfecção contribuem para um processo de alta qualidade sanitária, que obedeça a todos os padrões exigidos tanto pelos órgãos regulatórios como pelos consumidores.

Limpeza e desinfecção dos aviários no período de vazio sanitário

A higienização das instalações visa diminuir os riscos de infecções e a permanência de agentes patogênicos com procedimentos de limpeza seca ou úmida e desinfecção das instalações e equipamentos. Para uma desinfecção eficiente, a remoção de toda a matéria orgânica dos lotes anteriores é essencial.

A limpeza compreende o período entre a última ave carregada ou transferida até a realização da primeira desinfecção dos aviários. Para o bom desempenho e sanidade das aves, deve-se iniciar um novo lote no começo do vazio sanitário. Esse procedimento tem como objetivo assegurar a completa retirada de matéria orgânica, e deve incluir:

·         Aviários

·         Composteira

·         Barreira sanitária

·         Silos

·         Entre outras construções e locais que possam conter resíduos

A limpeza correta, além de garantir a retirada da maior parte da contaminação, permite uma melhor eficiência dos desinfetantes. Os procedimentos realizados durante os intervalos entre lotes variam conforme a conduta de cada empresa e tipo de estabelecimento avícola. Em aviários de frangos de corte é comum a reutilização de cama, com realização do procedimento de fermentação. Muitas vezes é realizada a limpeza seca seguida de desinfecção nesses aviários, e em períodos específicos toda a cama é removida, seguida da limpeza úmida e desinfecção. Em aviários de reprodutoras geralmente ocorre a retirada total da cama dos aviários entre lotes, seguido de limpeza úmida e desinfecção.

Uma ótima alternativa para desinfecção de aviários é Salfix, um composto a base de sais orgânicos, inodoro, não tóxico e não corrosivo. A versão em pó deste produto, facilita o contato em todas as partes da estrutura, permitindo uma desinfecção segura, eficiente e prática.

Após a limpeza e desinfecção completa é recomendada a coleta de suabes de arrasto para verificar a eficiência de desinfecção, principalmente em aviários com histórico de positividade para Salmonella spp.. Se houve a colocação de maravalha nova, também é indicada a coleta de amostras para análise de Aspergillus sp. e Salmonella spp..

Controle de veículos e materiais que entram nos aviários

Todo o material que entrar em uma granja é passivo de carrear microrganismos. Desta forma, é essencial controlar e limitar a entrada de materiais. Para diminuir os riscos de contaminação também é indicada uma desinfecção, seja ela úmida ou seca. Em caso de granjas de aves reprodutoras esse procedimento é obrigatório.

Em núcleos de aves matrizes é imprescindível a manutenção de todas as medidas de biosseguridade, inclusive, durante o vazio sanitário. Portanto, tanto o procedimento de banho completo de funcionários e visitantes, como a fumigação de materiais devem ser seguidos corretamente. Na fumigação, todos os materiais que forem introduzidos na área limpa da granja passam por uma desinfecção seca. Os objetos e materiais que não couberem no fumigador precisam ser lavados e posteriormente desinfetados com produto específico recomendado pelo médico veterinário responsável pelo estabelecimento.

Os veículos de ração e caminhões de ovos devem sempre estar limpos, passar pelo arco de desinfecção do núcleo e seguir o fluxo de idade e status sanitário. Em núcleos de aves reprodutoras é expressamente proibido o acesso do caminhão de transporte de ração e do motorista na área interna do núcleo, tendo como limite a cerca, onde será abastecido o silo.

Todos os veículos que se aproximam dos aviários devem estar com o mínimo de matéria orgânica possível. Tendo em vista a importância da desinfecção dos caminhões, é indicada a aplicação de Saltech Sani Pró® em caixas internas de caminhões de rações, tendo 100% de efetividade no combate de Salmonella spp. e enterobactérias.

Com Saltech Sani Pró, é possível fazer a correta higienização dos equipamentos e veículos, garantindo maior eficiência de controle microbiológico e reduzindo a disseminação de bactérias. Formulado com base em sais orgânicos, Saltech Sani Pró traz efeitos surpreendentes por sua rápida ação, excelente efetividade contra microrganismos (tanto os gram-positivos quanto os gram-negativos) e efeito de evaporação elevado.

Com a correta limpeza e desinfecção dos aviários e o cuidado com a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais é possível controlar os níveis de contaminação nas instalações e, consequentemente, nas aves, garantindo assim, melhor sanidade e produtividade do lote.

A prevenção de zoonoses na avicultura requer um adequado manejo e um ambiente livre de contaminações. Confira como a utilização de ácidos orgânicos e óleos essenciais na dieta pode ser uma excelente ferramenta para proteção entérica e auxílio na manutenção da saúde das aves.