Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Mendes Ribeiro se reúne com representantes do setor cárneo

Os representantes do setor abordaram questões como o abastecimento de milho para a avicultura e suinocultura.

Mendes Ribeiro se reúne com representantes do setor cárneo

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, se reuniu hoje com representantes das entidades do setor de carnes, na sede da União Brasileira de Avicultura (UBABEF). Também participou do encontro o novo secretário de Políticas Agrícolas do MAPA, Neri Geller.
 
Estiveram presentes à reunião o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra, e os diretores Ricardo Santin (Mercados), Ariel Mendes (Produção e Técnico Científico) e José Perboyre Ferreira Gomes (Financeiro e Administrativo); o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústria Produtora e Exportadores de Carne Suína (ABIPECS), Pedro de Camargo Neto, e o diretor Rui Vargas (Mercado Externo); o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Fernando Sampaio; e o presidente executivo da Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), Péricles Salazar.
 
Os representantes do setor abordaram questões como o abastecimento de milho para a avicultura e suinocultura, detalhando os estados com maiores necessidades e defendendo a adoção de um planejamento que impeça problemas de
estoques que ocorreram ano passado e impactaram negativamente a avicultura e a suinocultura.
 
“São boas perspectivas para a safra de grãos no Brasil e países vizinhos, tanto de milho quanto de soja. Mas ainda não há uma plena garantia de que a safra norte-americana completará os estoques mundiais”, alertou Turra.
 
O ministro Mendes Ribeiro garantiu que o abastecimento de milho será uma de suas prioridades no Ministério da Agricultura em 2013.
 
Durante o encontro, o ministro recebeu a versão do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (Riispoa) preparada pelos setores de aves e de suínos. Os representantes das entidades defenderam a importância da modernização desse conjunto de normas, que data de 1962. E o ministro Mendes Ribeiro informou que ampliará os esforços para acelerar esse processo.
 
O encontro foi concluído com a apresentação, ao ministro, de uma análise sobre as perspectivas das exportações brasileiras de carnes, abordando tanto a abertura de novos mercados, como o do Japão para a carne suína, quanto a ampliação dos já existentes, como a China para a carne de frango. O ministro garantiu que o MAPA dará todo o apoio para acelerar essa ampliação das exportações brasileiras de carnes.
 
“A reunião foi extremamente produtiva e significou mais um grande exemplo do clima de parceria entre os produtores e exportadores de carnes e o Ministério”, destacou Turra.