Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Menor valor no custo produtivo, vacinas são base de proteção das aves

Vacinas são antígenos capazes de estimular o sistema imunológico de um indivíduo a se proteger contra determinados patógenos e são parte importante do processo produtivo de frangos de corte

Menor valor no custo produtivo, vacinas são base de proteção das aves

Vacinas são antígenos capazes de estimular o sistema imunológico de um indivíduo a se proteger contra determinados patógenos e são parte importante do processo produtivo de frangos de corte, pois se trata de um fator determinante para o rendimento esperado do plantel. Sendo o menor custo dentro do processo produtivo, 0.15% respectivamente, sua aplicação tem a função de proteger a ave em todo o seu ciclo de vida.

Giankleber Diniz, diretor da Unidade de Aves da Ceva, explica que a vacinação faz parte do custo de sanidade da produção do frango de corte “e esse custo é muito frente ao que custa realmente produzir um frango”, afirma. Representando 0.15% do custo de um frango, as vacinas são a base mais sólida da proteção de uma ave. “Ela faz a proteção da ave a vida inteira dela, sejam 25 dias para o mercado do Oriente Médio, por exemplo, ou de grande peso, com uma ave de 70 dias”, conta.

Diniz ressalta que a vacina é um dos melhores investimentos que um produtor pode fazer. “Porque o custo é relativamente baixo, comparado a proteção que ela oferece. “Dentro de um custo composto, as vacinas correspondem a uma parte muito pequena. Qualquer economia nesse aspecto, às vezes, pode custar muito mais para o produtor”, afirma o especialista.

Vacinas vetorizadas e o futuro da avicultura  

avicultura

Quando a gente fala de tecnologias futuras, as vacinas vetorizadas são imprescindíveis porque elas têm a possibilidade de trazer proteção conta diversos outros agentes, e são importantes no controle sem colonização, como a vacina de Newcastle ou Influenza Aviária. “A vacina vetorizada para essas doenças tem efeito benéfico para proteção, sem qualquer presença, inclusive, prevenindo a multiplicação do vírus no ambiente”, explica Marco Aurélio Lopes, gerente de Marketing da Unidade de Aves da Ceva .

Giankleber entende que a vacina vetorizada é um grande investimento para as doenças não residentes, que vem do ambiente. “A ave não tem o desafio dela [doença], mas de repente ela pode chegar, como a Influenza Aviária ou a Bronquite. Para proteger a ave pela vida inteira  a vacina vetorizada é muito útil”, entende.

A vacina vetorizada promove proteção contra a doença por meio do bloqueio da fusão do vírus com as células do hospedeiro, reduzindo a infecção e garantindo excelência em proteção. Como não carrega o vírus vivo, a vacina, além de conferir proteção, ajuda no controle da doença no campo. Outra vantagem é que as aves não apresentam reação pós-vacinal.