Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado de grãos

Veja as projeções para a produção e venda de grãos nos principais países produtores e compradores.

Da Redação 11/10/2002 – De acordo com o último relatório de Alfredo Navarro de Andrade, representante no Brasil do US Grains Council, divulgado nesta quinta-feira (10), as projeções para produção e venda de grãos em alguns países estão assim determinadas:

EUA –
A Sparks Cia. estima a safra de milho dos EUA em 225,97mmt, sorgo em 9,98mmt e soja em 73,01mmt.

África do Sul – Os produtores Sul-Africanos irão pela primeira vez produzir milho branco na safra de verão de 2002/2003. Estima-se que entre 7 e 8 % da safra seja GMO – geneticamente modificado.

Sul da África – O Programa Mundial de Alimentos anunciou que ele descarregará cerca de 81,5 mil toneladas em portos sul-africanos nos próximos dias, tentando aliviar o problema de fome e inanição que assola a região.

Indonésia – O Ministério da Agricultura submeteu ao Comitê Nacional Tarifário uma proposta de colocar tarifas de importação de 30-40% para milho e de 20-27% para soja, como parte de um plano para proteger os agricultores locais que estão reclamando das importações baratas.

Cuba – Cerca de US$ 89 milhões de contratos de importação foram assinados na última feira de agronegócios entre Cuba e os EUA.

Brasil – A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes informa que a próxima safra de verã de milho será 10% menor que o ano passado em função de custo, secas e dependência da política de preços do Governo, enquanto a soja pode ser comercializada a qualquer tempo, chegando a seis meses antes do plantio.

Argentina – Até a sexta-feira passada os agricultores já haviam plantado cerca de 18,3% dos 2,38 milhões de hectares de milho previstos para este ano. A área projetada é 9,5% menor do que no ano passado.

Reino Unido – A produção de cevada em 2002 está estimada em 6,1 milhões de toneladas, uma redução de 8,9 % em relação ao ano passado.