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Mercado de ração

Socil quer a liderança em ração para avestruz.

Redação AI 27/08/2002 – De olho na expansão da criação de avestruzes no Brasil, que este ano deve crescer 20%, a Socil Guyomarch, pertencente ao grupo francês Evialis, resolveu entrar na disputa pelo nicho de ração para a ave exótica, conquistando 19% desse mercado até o final de 2003. A intenção é encostar ou até desbancar a atual líder, a Guabi, que detém hoje 20% de market share.

“Embora a demanda por ração exigida pela estrutiocultura (criação de avestruzes) represente menos de 0,1% do volume total nacional, o ritmo de expansão da atividade só perde para o da aquicultura (peixes e camarões)”, afirma o diretor de marketing da companhia, Fábio Torretta. No ano passado, a estrutiocultura movimentou entre US$ 2 milhões e US$ 3 milhões. Atualmente, existem cerca de 50 mil aves no Brasil e 700 criadores em 20 estados do País.

Ainda segundo Torretta, a Socil já atua no segmento, com cerca de 8,5% de participação. “Na verdade, estamos remodelando a linha L”Autruche e intensificando nossa presença na fase de manutenção.” A remodelação, cujos investimentos não foram revelados, inclui alteração de embalagens e a inserção de aditivos nutricionais.

O mercado de rações para avestruz movimenta 40 mil toneladas/ano em volume e R$ 26 milhões em receita.