Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura Mexicana

México: Galinha negra castelhana vira moda em Guadalajara

Os trabalhos são desenvolvidos a partir do Centro de Pesquisas Apícolas e Agroambientais de Marchamalo.

Em outubro de 2020, a THE CHRONICLE lançou um SOS para algumas aves em extinção . Eles não eram raptores ou espécimes exóticos, embora fossem raros. Agora, o saldo é mais positivo do que antes.

O Ministério da Agricultura, Águas e Desenvolvimento Rural tem promovido ao longo deste tempo a reintrodução da galinha negra castelhana, raça em perigo de extinção, nas zonas rurais, através de um programa de recuperação. Os trabalhos são desenvolvidos a partir do Centro de Pesquisas Apícolas e Agroambientais de Marchamalo.

A partir daí, os funcionários envolvidos promovem a recuperação, a conservação e a capacitação de algumas raças pecuárias presentes na região classificadas pelo Ministério da Agricultura como Raças Nativas Ameaçadas de Extinção. É o caso desta galinha de plumagem negra, patas cor de ardósia, que põe ovos brancos de alta qualidade e se adapta perfeitamente ao clima da província de Guadalajara.

O castelhano negro é uma das mais antigas raças europeias de frangos. Logo viajou para a América e também foi implantado na Flandres, quando ainda era domínio espanhol. Na verdade, muitas das atuais galinhas pretas que existem na Europa vêm do castelhano preto. Seu padrão foi definido em 1926. Deixou de ser uma das raças de frango mais utilizadas na Espanha para a obtenção de ovos brancos e quase desapareceu, coincidindo com a avicultura industrial, em favor da raça  Leghorn .

A galinha negra castelhana está incluída no Programa Nacional de Conservação, Melhoramento e Promoção das Raças Pecuárias (Real Decreto 2129/2008) e consta do seu anexo I (alterado pela Portaria ARM / 574/2010) no Catálogo Oficial de Raças de Gado da Espanha, listado como espécie aviária em extinção.

Dez galinhas “pioneiras”

O projeto de recuperação começou com apenas dez frangos. Centra-se na incubação de ovos em pequena escala, para posteriormente distribuir gratuitamente frangos com apenas um dia de idade, sobretudo a nível rural, para repovoar a província com estes animais que na sua época eram substituídos das granjas por outras raças híbridas, menos adaptado ao território e ao clima, mas com melhor desempenho econômico.

Desde o início do programa de recuperação, mais de 6.000 frangos e cerca de 1.400 ovos foram colocados para incubação. os destinatários foram quase meio milhar interessados ??em recuperar esta espécie em suas fazendas, em 183 localidades da província de Guadalajara.

Uma vez consolidada na província, os trabalhos continuarão para estender a reintrodução desses exemplares ao resto da Comunidade Autônoma, conforme relatado pelo Conselho da Comunidade.

A partir do Centro de Investigação Apícola e Agroambiental de Marchamalo, está também em contacto com organizações que realizam trabalhos semelhantes a nível nacional, como a Ganeca, para a recuperação, melhoramento e divulgação da galinha negra castelhana.