Guia Gessulli

México já é o 5º produtor mundial de rações balanceadas para animais

Redação com informações de Debate
05-Abr-2021 09:23

A produção anual de rações balanceadas para animais tem mantido um crescimento médio de 4% nos últimos quatro anos, o que tem gerado benefícios diretos, principalmente para a pecuária, ao atender a demanda por esta matéria-prima de que necessitam para garantir uma proteína animal de qualidade para os mexicanos.

Porém, esse setor não é fundamental apenas para a manutenção da estabilidade no abastecimento de alimentos para a pecuária produtiva, mas também para os animais de companhia, que têm assumido papel relevante no núcleo familiar, principalmente durante a pandemia, contribuindo para o bem-estar dos a população em geral.

Por vários anos, o país asteca permaneceu como o sexto produtor mundial de ração animal balanceada. Em sua última edição, a Alltech 2021 Global Balanced Feed Survey, destacou que o México subiu uma posição no ranking mundial e hoje está na quinta posição, com uma produção próxima a 38 milhões de toneladas.

Outra informação importante que encontramos na pesquisa é que a produção balanceada de ração cresceu 1% no mundo em relação a 2019, atingindo 1.187,7 milhões de toneladas produzidas. Da região da América Latina , Brasil, México e Argentina fazem parte do top 10 global.

Genaro Bernal, diretor geral do Conselho Nacional de Alimentos Balanceados e Nutrição Animal AC (CONAFAB), comentou: “As informações da recente Pesquisa Global de Alimentos Balanceados da Alltech demonstram o dinamismo e o papel de nosso setor em contribuir para a segurança alimentar da população . Os números do nosso país mostram uma grande contribuição da nossa indústria para o desenvolvimento econômico do país.

O gerente destaca ainda o compromisso da indústria com a pesquisa, produção e formulação de alimentos balanceados que garantam a saúde, segurança, produtividade e desenvolvimento social e produtivo do México, ação que se realiza nas cerca de 600 fábricas de produção de alimentos balanceados do país.

No Inquérito Alltech, constatamos, especificamente no setor pecuário, que México, Chile, Argentina e Colômbia registraram aumento na produção de ração balanceada para suínos, devido à demanda por este tipo de proteína durante o contingente sanitário devido à Covid -19. O exposto acima se deve ao quão acessível este tipo de carne é devido aos seus preços moderados.

Para a CONAFAB, a segurança alimentar não diz respeito apenas à quantidade de alimentos, envolve também a qualidade, segurança e rastreabilidade do produto em todas as fases da produção de proteína animal e também na alimentação de pequenas espécies.

Brasil recebe autorização da Anvisa e poderá produzir até 400 milhões de vacinas em 90 dias
22 de Abril de 2021
Saúde

O próximo passo é buscar a transferência de tecnologia para dar início à produção dos imunizantes