Microencapsulados: tecnologia a favor da saúde animal
O uso de aditivos microencapsulados favorece a saúde animal de diversas maneiras
Técnicas de encapsulamento têm despertado cada vez mais interesse do setor de alimentação e saúde animal, já sendo utilizada para vários tipos de aditivos, como ácidos, algumas enzimas, probióticos e até vitaminas utilizadas nas rações, especialmente quando submetidas a peletização ou extrusão. O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, estudioso da área de aditivos alimentares, como os derivados da biotecnologia, explica que o encapsulamento protege os princípios ativos para que não sejam degradados pela elevada temperatura de processamento. “No futuro, espera-se uma maior adoção dessa tecnologia, impulsionada por novas pesquisas que se propõem a desenvolver novas moléculas e equipamentos para o recobrimento, por exemplo, daqueles oriundos da nanotecnologia”.
Krabbe conta que os ácidos orgânicos encapsulados têm sido trazidos ao mercado de nutrição animal como uma nova geração. Na prática, esses produtos associam o já conhecido efeito benéfico de determinados ácidos orgânicos, como por exemplo butírico, benzoico, sórbico, entre outros, com o recobrimento. “O mais comum na nutrição animal são os derivados de butírico. Estes compostos têm atividade antimicrobiana ao longo do trato digestório e alguns mecanismos de estimulação para formação de células especializadas e benéficas ao metabolismo animal”, completou.
A encapsulação é importante, pois permite que estes ácidos sejam liberados em porções específicas do intestino. O pesquisador explica... (leia o conteúdo completo na revista online)
Assuntos do Momento


Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos
Em um ano os preços do milho e da soja aumentaram 41,4% e 40,8%, respectivamente

Abatedouro móvel é solução para reduzir abates clandestinos e impulsionar pequenos negócios
País tem 6 abatedouros móveis em funcionamento; normativa federal específica impede maior disseminação da tecnologia

Preços do frango caem e dos insumos sobem, aponta Cepea
De acordo com analistas, janeiro vem se caracterizando como um mês desfavorável ao avicultor

Subsidiária da BRF conclui aquisição da saudita Joody Al Sharqiya
Empresa brasileira vai investir para ampliar a capacidade da processadora de alimentos

Um basta na especulação - por Ricardo Santin
Em plena crise pandêmica, com perda do poder de compra da população, quem produz proteína animal se depara com altas de até 80% nos preços do milho e de 50% no farelo de soja

Conheça os destinos da carne de frango brasileira em 2020
A proteína avícola brasileira chegou a praticamente todos os continentes no ano passado, segundo a ABPA