Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia Nutricional

Microencapsulados: tecnologia a favor da saúde animal

O uso de aditivos microencapsulados favorece a saúde animal de diversas maneiras

Microencapsulados: tecnologia a favor da saúde animal

Nutrição

Técnicas de encapsulamento têm despertado cada vez mais interesse do setor de alimentação e saúde animal, já sendo utilizada para vários tipos de aditivos, como ácidos, algumas enzimas, probióticos e até vitaminas utilizadas nas rações, especialmente quando submetidas a peletização ou extrusão. O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, estudioso da área de aditivos alimentares, como os derivados da biotecnologia, explica que o encapsulamento protege os princípios ativos para que não sejam degradados pela elevada temperatura de processamento. “No futuro, espera-se uma maior adoção dessa tecnologia, impulsionada por novas pesquisas que se propõem a desenvolver novas moléculas e equipamentos para o recobrimento, por exemplo, daqueles oriundos da nanotecnologia”.

Krabbe conta que os ácidos orgânicos encapsulados têm sido trazidos ao mercado de nutrição animal como uma nova geração. Na prática, esses produtos associam o já conhecido efeito benéfico de determinados ácidos orgânicos, como por exemplo butírico, benzoico, sórbico, entre outros, com o recobrimento. “O mais comum na nutrição animal são os derivados de butírico. Estes compostos têm atividade antimicrobiana ao longo do trato digestório e alguns mecanismos de estimulação para formação de células especializadas e benéficas ao metabolismo animal”, completou.

A encapsulação é importante, pois permite que estes ácidos sejam liberados em porções específicas do intestino. O pesquisador explica… (leia o conteúdo completo na revista online)