Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho segue em alta e soja cai no mercado interno

Demanda externa tem influenciado os movimentos dos grãos

Milho segue em alta e soja cai no mercado interno

Conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (09/09) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as demandas externas tem influenciado o movimento das cotações dos insumos no mercado interno.

No caso do milho os preços seguem subindo na maior parte das regiões acompanhadas pelo sustentados, principalmente, pela forte demanda internacional, em agosto, o Brasil exportou volume recorde para o mês. O movimento de alta nos valores, no entanto, foi limitado pelas quedas nos preços externos do cereal e do dólar.

Nos portos, especificamente, os valores chegaram a cair. No geral, a liquidez nos portos esteve baixa e houve grande disparidade entre os preços ofertados por compradores e pedidos por vendedores. Ainda assim, o ritmo de embarques é intenso, reflexo da comercialização antecipada em meses anteriores.

No spot nacional, vendedores têm optado por adiar a comercialização de novos lotes, na expectativa de melhores oportunidades nas próximas semanas. Compradores, por sua vez, indicam ter estoques para o curto prazo e, com isso, mantêm ofertas mais baixas quando há necessidade de novas aquisições.

Já a demanda externa pela soja brasileira segue baixa neste início de setembro – em agosto, as exportações do grão já foram as menores desde janeiro deste ano –, cenário que vem pressionando os valores internos da oleaginosa. Isso se deve especialmente à redução nas compras por parte da China.

Além disso, o dólar recuou na semana passada, aumentando a disparidade entre os pedidos de vendedores e as ofertas de compradores. A demanda doméstica também esteve enfraquecida, visto que grande parte das indústrias sinaliza ter estoques do grão até outubro. Com isso, entre 30 de agosto e 6 de setembro, os Indicadores ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ Paraná recuaram 2,7% e 3,1%, respectivamente, fechando a R$ 86,06 e a R$ 79,63/sc de 60 kg no dia 6.