Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Minerais orgânicos na alimentação das aves

Os compostos, adicionados à ração das galinhas, ajudam na digestibilidade dos aminoácidos, fortalecem o sistema imunológico e melhoram a qualidade da carcaça e dos ovos.

Redação AI 24/04/2002 – Os minerais orgânicos são compostos bastante utilizados na alimentação animal. Sua aplicação na avicultura tem apresentado bons resultados produtivos, principalmente quanto à absorção dos nutrientes pelo organismo da ave e melhora na qualidade da carcaça e dos ovos. Porém, essa utilização ainda é nova na avicultura brasileira. Começou na década de 90.

Elementos como zinco, manganês, cobre, ferro, cromo e selênio desempenham papéis fundamentais nas aves em todas as suas fases. Entre as vantagens de sua utilização estão: aumento da digestibilidade de aminoácidos; maior eficácia dos minerais atuantes no sistema imunológico; otimização da conversão alimentar e melhora do desempenho reprodutivo.

Esses produtos poderão ser conhecidos de perto durante a AveSui Feira Latino-Americana de Aves e Suínos, que será realizada entre os dias 8 e 10 de maio em Florianópolis (SC). Empresas especializadas em nutrição animal estarão apresentando suas linhas de produtos para a avicultura, incluindo os minerais orgânicos. Entre as companhias que disponibilizam esses minerais estão a Zinpro Animal Nutrition, Cenzone, AllTech do Brasil e Tortuga.

Mercado
– A avicultura brasileira está entre as maiores e melhores do mundo. Em 2001, o setor embarcou 1,2 milhão de toneladas de carne de frango, o que resultou num faturamento de US$ 1,3 bilhão para o Brasil.

Para este ano, a Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef), prevê um aumento para 1,4 milhão de toneladas embarcadas. Isto sem mencionar a possível abertura dos mercados americano e canadense para o frango brasileiro. Já a União Brasileira de Avicultura (UBA) estima uma produção acima de 7 milhões de toneladas de carne de frango em 2002, contra 6,4 milhões de toneladas produzidas em 2001. Em 2002, o consumo per capita da carne de frango deverá estar acima dos 31 quilos consumidos no País no ano passado.

O setor de postura também deve seguir a linha de crescimento. De acordo com a UBA, a produção de ovos em 2002 deve crescer em 5% sobre as 16 bilhões de unidades produzidas no ano passado.

AveSui Feira Latino-Americana de Aves e Suínos
Feira de negócios da avicultura e da suinocultura, envolvendo toda a sua cadeia produtiva. A exposição será realizada no CentroSul, em Florianópolis (SP), entre os dias 8 e 10 de maio de 2002. Cento e cinquenta empresas já confirmaram a sua participação no evento, que estima receber a visitação de 15 mil pessoas ligadas aos setores avícola e suinícola. A organização da AveSui é da Gessulli Agribusiness, empresa com 93 anos de know how no agronegócio. Informações: (15) 262-3133 ou e-mail: [email protected]

Eventos Paralelos

Seminário Internacional sobre Qualidade de Carne de Aves
Seminário voltado à cadeia produtiva da carne de frango com programação nos dias 8 e 9 de maio de 2002. Será realizado no Auditório Arvoredo 4 do CentroSul, em Florianópolis (SC). Organizado pela Gessulli Agribusiness em parceria com a União Brasileira de Avicultura (UBA). Informações e inscrições: (15) 262-3133 ou e-mail [email protected]

Seminário Internacional sobre Produção, Mercado e Qualidade da Carne de Suínos
Seminário voltado à cadeia produtiva da carne suína com programação nos dias 8 e 9 de maio de 2002. Será realizado no Auditório Arvoredo 2 do CentroSul, em Florianópolis (SC). Organizado pela Gessulli Agribusiness em parceria com a Embrapa Suínos e Aves. Informações e inscrições: (15) 262-3133 ou e-mail [email protected]