Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão Internacional

Ministra pede reabilitação de frigoríficos de frango

Segundo Tereza Cristina, os sauditas também querem que as empresas brasileiras produzam e processem carne de frango na Arábia Saudita

Ministra pede reabilitação de frigoríficos de frango

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, pediu a autoridades sauditas a reabilitação de plantas de carne de frango brasileiras que foram retiradas em janeiro da lista de unidades que podem exportar ao país árabe. Tereza Cristina esteve em Riad segunda (16) e terça-feira (17), como parte de missão oficial a quatro países árabes, e nesta quarta-feira (18) teve reuniões com autoridades do Kuwait, onde finaliza acordo para reabertura do mercado de carne bovina.

A ministra falou sobre os dois temas em coletiva de imprensa para a imprensa kuwaitiana e a ANBA na Cidade do Kuwait. “Nós pedimos a retirada da suspensão de quatro plantas que foi feita lá atrás”, explicou Tereza Cristina, sobre a exportação de frango aos sauditas. Segundo ela, a Arábia Saudita ficou de enviar uma missão técnica para fazer a verificação destas plantas de abate em novembro deste ano

O governo saudita suspendeu as exportações de alguns frigoríficos brasileiros em função de divergências no método de abate halal. Os sauditas querem que o animal seja morto na degola e que não seja feito o choque, que atordoa as aves antes que morram. “O processo halal sempre esteve de acordo com o padrão, só que eles mudaram, passaram a exigir que não se fizesse a insensibilização do frango, que tivesse um abate sem choque”, explicou à ANBA o diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

A conversa da ministra sobre o tema com a Saudi Food and Drug Authority (SFDA) era uma demanda do segmento. Segundo Tereza Cristina, os sauditas também querem que as empresas brasileiras produzam e processem carne de frango na Arábia Saudita. “Já há duas empresas que estão, uma bem avançada para vir para cá, para Arábia saudita, e a outra no início de conversação”, afirmou a ministra, sem dar nomes. Os sauditas produzem 50% do frango que consomem e querem chegar a 70% de produção local, segundo Tereza Cristina.