Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Colombia

Ministro da Agricultura visita áreas afetadas Newcastle

Ele indicou que o governo tomará medidas para ajudar os avicultores, principalmente os menores que não têm recursos para substituir as vítimas causadas pela doença

Ministro da Agricultura visita áreas afetadas Newcastle

O ministro da Agricultura da Colômbia, Osmar Benítez, conduziu uma inspeção em várias fazendas de frango npara apoiar pequenos produtores de aves que sofreram perdas com o vírus Newcastle.

O ministro indicou que o governo tomará medidas para ajudar os avicultores, principalmente os menores que não têm recursos para substituir as vítimas causadas pela doença.

Ele disse que entre as disposições estão a reestruturação de dívidas com bancos, especialmente as do Banco Agrícola, de acordo com cada caso; a substituição de galinhas pelas menores (entre mil e três mil aves) e conscientização para criar uma cultura de padrões de biossegurança.

“Essas medidas incluem a obrigação de vacinar pelos avicultores, o aprimoramento de medidas sanitárias, como: saneamento de fazendas, lavagem de cestas de transporte e uso interno; uso de água clorada na entrada dos pavilhões; mudança de utensílios, roupões e chamacos para mudar de um navio para outro, e especialmente de uma fazenda para outra para evitar a transferência de qualquer germe ”.

Da mesma forma, um rigoroso plano de vacinação dos produtores, que são os mais afetados por esse tipo de situação.

Benítez disse que cada avicultor deve notificar qualquer eventualidade apresentada em suas fazendas às Autoridades de Saúde Animal da Pecuária, além de permitir que os técnicos veterinários entrem em inspeção em suas fazendas.

Ele argumentou que a indústria avícola oferece muitas contribuições para a economia nacional, entre as quais destacou a geração de empregos, benefícios e riqueza em áreas produtivas. Ele também disse que a carne de frango é a principal fonte de alimentos protéicos na população dominicana.

Os criadores de aves nas áreas cobertas, incluindo Sener García e Antonio (Ton) Ureña, agradeceram ao Ministro e às autoridades governamentais pela rápida intervenção em face do surto ocorrido e disseram que cumprirão as medidas estabelecidas para garantir a estabilidade do setor.