Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Inspeção

Ministro rejeita demanda de auditores agropecuários e não substituirá automaticamente indicações políticas

Anffa Sindical
11-Mai-2017 16:37

Representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) se reuniram na terça-feira (10/05) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, para reivindicar o cumprimento do decreto que entra em vigor nesta sexta (12/05) e estabelece critérios para a escolha dos superintendentes regionais do ministério.

De acordo com a norma, para assumir o cargo o profissional precisa ser servidor do Mapa, ter curso superior completo e haver concluído o estágio probatório. Hoje, 16 superintendentes não preenchem esses requisitos, e o Anffa Sindical reivindica a troca imediata. Segundo o ministro, a regra valerá apenas para novas nomeações e não haverá substituição dos que já estão no cargo.

Para o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, a decisão está equivocada e põe em risco um setor sensível para a economia brasileira. “A Operação Carne Franca demonstrou os perigos da indicação política nas superintendências. A troca precisa ser imediata”, afirmou.

Segundo Porto, todos os superintendentes que estão exercendo cargo hoje foram indicados politicamente e não cumpriram regras meritocráticas importantes, como a submissão de prova de títulos, comprovação de experiência e apresentação de plano de trabalho. “Reconhecemos que o decreto é um avanço, mas não está de acordo com processos seletivos de outros órgãos do Mapa, como o da Embrapa, que é o que reivindicamos. E, ao que tudo indica, de imediato, não será cumprido nem o decreto.”

A norma que entra em vigor na sexta-feira foi publicada no dia12 de maio do ano passado, e todos os seus artigos passaram a vigorar imediatamente, exceto este que trata dos critérios de escolha dos superintendentes,o qual teve o início de vigência prevista para um ano depois. Segundo Porto, o prazo foi estipulado justamente para que o ministério tomasse as providências necessárias para a adoção da medida.

Entre as 60 pessoas indiciadas pela Polícia Federal com base na Operação Carne Fraca estão dois ex-superintendentes, o do Paraná e o de Goiás (que não era servidor do Mapa).

O delegado sindical Daniel Gouveia Teixeira, autor da denúncia que originou a Operação Carne Fraca, participou da reunião com o ministro e afirmou que Maggi precisa avaliar o risco de não fazer as substituições. “Há a possiblidade de haver novas operações, e ele corre o risco de ser envolvido por não cumprir o decreto. E tudo isso em nome de uma governabilidade que não é governabilidade. Trocar cargo por apoio em votação no Congresso não é o tipo de governo que nós queremos.”Os auditores agropecuários estiveram reunidos no dia 2 de maio para discutir a negociação da pauta de reivindicações da categoria com o ministério.

Um dos pontos é a escolha meritocrática para os cargos de chefia. No encontro, ficou definido que as delegacias sindicais discutirão nas bases se devem ou não entrar em estado de mobilização. “A pauta tem outros pontos, como a realização de concurso emergencial e o planejamento de certames plurianuais para recomposição de força de trabalho. Além de explicitar o problema gerado pelas indicações políticas para cargos técnicos, a Operação Carne Fraca mostrou que há déficit de auditores fiscais, admitido até mesmo pelo próprio ministro”, conta Porto. Ele afirma que há um déficit de mais de 1.500 profissionais.

Assuntos do Momento

Preço do quilo frango vivo tem cenários diferentes nas principais praças
20 de Setembro de 2021
Análise de Mercado

Preço do quilo frango vivo tem cenários diferentes nas principais praças

Segunda quinzena de setembro fechou sua primeira semana com contrastes no preço do frango vivo; em Santa Catarina ocorreu uma forte queda; já no Paraná, ligeira alta e nas demais praças houve estabilidade.

Preços do milho seguem tendências distintas entre regiões, mas recuos prevalecem
20 de Setembro de 2021
Insumos

Preços do milho seguem tendências distintas entre regiões, mas recuos prevalecem

De acordo com colaboradores do Cepea, a liquidez segue baixa, com muitos compradores ausentes do mercado – esses agentes sinalizam ter estoques, pelo menos para curto prazo, e estão à espera de novas desvalorizações

Competitividade da carne de frango frente à suína é a menor em 9 anos
17 de Setembro de 2021
Mercado

Competitividade da carne de frango frente à suína é a menor em 9 anos

Levantamento do Cepea mostra que, na média deste mês (até o dia 15), a diferença entre a carcaça especial suína, também comercializada na Grande São Paulo, e o frango inteiro é de apenas 1,19 Reais/kg

China compra até 6 cargas de soja do Brasil para outubro/novembro, dizem traders
16 de Setembro de 2021
Exportação

China compra até 6 cargas de soja do Brasil para outubro/novembro, dizem traders

Os acordos foram assinados em momento em que terminais de exportação ao longo da Costa do Golfo dos Estados Unidos, na Louisiana, o polo de transporte de grãos mais movimentado do país, têm buscado se recuperar de danos

Menor demanda e sobras de ovos pressionam valores
20 de Setembro de 2021
Queda

Menor demanda e sobras de ovos pressionam valores

Além da retração no consumo, a maior oferta, principalmente de ovos menores, também contribuiu para o cenário baixista

Custos de produção de frangos de corte e de suínos ficam mais caros em agosto
21 de Setembro de 2021
Embrapa

Custos de produção de frangos de corte e de suínos ficam mais caros em agosto

Tanto o ICPFrango quanto o ICPSuíno voltaram a ficar acima da barreira dos 400 pontos, chegando aos 407,53 e 407,15 pontos, respectivamente

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade