Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Moringa e mandioca substituem milho e soja na alimentação de galinhas

Ração pode substituir cerca de 50% do milho e do farelo de soja da alimentação tradicional, oferecendo bons resultados de engorda a custos menores para pequenos produtores

Moringa e mandioca substituem milho e soja na alimentação de galinhas

Levando em consideração que o  uso do milho e do farelo de soja na ração de galinhas, é mais difícil na região do Pantanal (MS) pesquisadores da Embrapa Pantanal desenvolveram uma alternativa para a alimentação das aves feita de moringa e mandioca.

Segundo informações da Embrapa, na área pantaneira, fatores como logística de transporte, custos de importação, chuvas irregulares e ataque de predadores nas lavouras, inviabilizam o uso desses insumos básicos. Assim, os pesquisadores Raquel Soares e Frederico Lisita desenvolveram a opção para facilitar a alimentação dos animais no bioma foi da ração feita de moringa e mandioca, que pode substituir cerca de 50% do milho e do farelo de soja da alimentação tradicional, oferece bons resultados de engorda a custos menores para pequenos produtores.

Os estudos que levaram ao desenvolvimento dessa alternativa tiveram início em 2013. Os cientistas concluíram que esses alimentos poderiam nutrir as galinhas de maneira semelhante ao milho e à soja. A mandioca é naturalmente cultivada em abundância no bioma pantaneiro; já a moringa tem múltiplos usos: além de nutritiva, pode servir como pasto apícola e apresenta boa adaptabilidade às condições ambientais locais, informou a Embrapa.

A empresa de pesquisa informou que a ração passou por testes internacionais, sendo viabilizada para produtores em Camarões, África e Caribe, para nutrir galinhas poedeiras criadas em sistema semiextensivo. A produtividade, saúde dos animais e qualidade dos ovos não foram prejudicadas pela substituição, de acordo com Raquel, e o sabor da gema permaneceu semelhante ao dos ovos postos por galinhas alimentadas tradicionalmente. A única diferença notada foi na coloração da gema, mais forte que a dos ovos comuns.

Agricultura Familiar

Ao investigar formas de se processar a moringa e a mandioca para a nutrição animal alternativa, com foco na agricultura familiar, a pesquisa chegou a uma formulação de ração que apresenta eficiência na engorda e aceitação por parte das galinhas e frangos caipiras.

De acordo com o pesquisador, a ração deve conter 70% de mandioca e 30% de moringa. “No caso de galinhas e frangos do tipo caipira em sistema tradicional [quando as aves são criadas soltas e recebem apenas milho como suplementação alimentar], avalia-se que uma ração composta com essa percentagem contribua no aumento da postura de ovos e na diminuição do tempo de abate, bem como em maior ganho de peso”, explica o Lisita. Ele afirma ainda que essa fórmula de ração alternativa tem potencial para fazer com que o frango caipira atinja seu peso de abate, que fica em torno de 2,5 kg, em cerca de três meses. Com informações Embrapa.