Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Motivação pessoal, algo a mais para impulsionar as vendas no agronegócio - por Arnaldo de Sousa

Sua equipe de vendas ou sua empresa está preparada para um mercado consumidor de carnes crescente ao redor de 43% nos próximos 10 anos?

Motivação pessoal, algo a mais para impulsionar as vendas no agronegócio - por Arnaldo de Sousa

Sua equipe de vendas ou sua empresa está preparada para um mercado consumidor de carnes crescente ao redor de 43% nos próximos 10 anos? Aí você pensa: “Bom, mas se o mercado vai crescer tanto assim, eu só preciso emitir pedidos que o faturamento é garantido”. Errado!

Óbvio que todo empresário calejado com as intempéries do mercado sabe que não é assim tão fácil e que a ação da concorrência não facilita em nada no jogo das vendas. De acordo com as projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a projeção anual para o crescimento do mercado de carnes (bovina, frango e suína) é de crescimento de 3,6% ao ano no complexo.

Falando somente de carne de frango e suína, o consumo interno, na projeção para 2014 é de 9,4 milhões de toneladas para a carne de frango e de 3 milhões de toneladas para a carne suína. Já as exportações nas duas carnes projetadas, respectivamente, devem atingir 3,978 milhões de toneladas e 638 mil toneladas. Para uma produção projetada pelo MAPA no ano de 3,6 milhões de toneladas de carne suína e de 14,8 milhões de carne de frango.

Por outro lado, as exportações em 2023 de carne de frango devem crescer 14%, a de carne suína 29,4% e bovina 28,9%. No mercado interno, o consumo de carne de frango deve crescer 26,2% e a carne suína em 18,9% nos próximos 10 anos.

Como manter esses números exuberantes do setor em sintonia entre empresa e o mercado? E como manter a motivação para o crescimento?

Treinamento constante é a chave para manter seus colaboradores em sintonia com o mercado. A motivação no trabalho é uma peça fundamental na Gestão de Recursos Humanos das empresas em geral e do agronegócio em particular.

Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam. De preferência com ética e respeito num ambiente saudável.

Gosto de trabalhar jogos esportivos como ponte para unir o lado pessoal com o empresarial do indivíduo. Sou corredor de Meias Maratonas, corri 10 São Silvestres e centenas de corridas de 10 e 5 km.

Se você é um líder motivado, vai transmitir essa motivação para seus liderados. O contrário também é verdadeiro. Para que seu departamento ou empresa como um todo ultrapasse a meta estipulada é necessário que todos na companhia (do porteiro ao presidente) estejam motivados para alcançar seus resultados.

No meu curso de MotivAção para o Sucesso nas vendas costumo aplicar cinco regras básicas que ajudam as pessoas a busca motivação para atingir seus resultados.

Cinco regras para você ser uma pessoa motivada e motivar o grupo:

1 – Mentalize seu alvo ou sua meta de vendas seja financeira ou de produtos vendidos. Procure fazer isso várias vezes ao dia para que você não perca de vista seu foco; Isso precisa se tornar orgânico, naturalmente;

2 – Crie um mapa (uma cartolina com as metas coladas) com pelo menos 5 metas anuais; 5 metas semestrais e 5 metas trimestrais. Das 5 metas, 1 será pessoal e quatro empresariais. Se preferir fazer um mapa pessoal e outro para empresa, ótimo;

3 – Revise toda noite antes de dormir suas metas do dia seguinte. Revise suas metas na manhã, na hora do seu café. No final do dia, veja o que pode ser corrigido para o dia seguinte; Inclua aí suas técnicas de vendas para o sucesso;

4 – Seja determinado e atinja seus objetivos diários, semanais para que no final do mês você consiga um resultado fantástico;

5 – Curta sua vida, nunca tire de vista seu bem-estar, seus projetos pessoais como férias, viagens, cinema, teatro, lazer para que você tenha uma vida saudável e inclua aí um esporte que goste de fazer e tenha uma alimentação saudável;

O que está em alta agora é a inteligência emocional, pauta para nosso próximo artigo.

Site: AgroBlogBrasil: http://agroblogbrasil.com.br/palestras-workshops/

Contato: [email protected]