MS aposta na criação de avestruzes

O Estado quer atingir um plantel de 250 mil aves até o final de 2002 para dar respaldo à criação de um frigorífico específico para o abate da ave na região.

Redação AI 30/08/2001 08:55 – Vinte e cinco produtores de avestruz do Mato Grosso do Sul, proprietários de 1,2 mil animais, pretendem estar até março do próximo ano com 10 mil aves. A criação é incentivada em todo o País, onde o plantel é formado atualmente por 125 mil cabeças.

Grandes empresas como a Perdigão e a Sadia demonstram interesse em abrir um frigorífico específico para abate de avestruz assim que houver 250 mil aves no Brasil. “Aqui no Estado estamos tentando atrair novos produtores para que haja expansão do plantel”, diz o criador José Carlos Nunes Nascimento, proprietário da Avestruz das 5 Jotas, presidente da Avestruz Ave Grande Ltda. e também responsável pela formação da Associação dos Criadores de Avestruzes de Mato Grosso do Sul.

No ano passado, os poucos produtores somavam até 250 animais no Estado. “O avestruz se reproduz muito bem. Em um ano passamos a 1,2 mil aves. Após a primeira postura, as fêmeas passam a botar 70 ovos. Apenas 10% não são aproveitados”, explica Nascimento.

A expectativa dos produtores é de que até o final de 2002 se alcance as 250 mil aves, para que em 2003 comece a funcionar o frigorífico. Nos Estados Unidos e Israel existem 5 milhões de aves que não são suficientes para abastecer o mercado. Em São Paulo, os criadores que abatem com venda direcionada aos restaurantes estão ganhando R$ 60 por quilo, afirma o criador.