Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MS libera genética de aves do RS

<p>A proibição vinha causando prejuízos às indústrias gaúchas Avipal, Frangosul e Mercoaves.</p>

Redação AI (07/08/06)- O Mato Grosso do Sul anunciou, ontem, a suspensão do embargo aos pintos de um dia e ovos férteis (material genético) do Rio Grande do Sul. A barreira foi imposta no mês passado devido ao foco de Newcastle confirmado em Vale Real. A proibição vinha causando prejuízos às indústrias gaúchas Avipal, Frangosul e Mercoaves, que mantêm unidades naquele estado.

O presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), João Cavalléro, garantiu que a medida entra em vigor na próxima quarta-feira, quando portaria será publicada. A decisão foi revelada após reunião entre Cavalléro, o secretário da Agricultura do RS, Quintiliano Vieira, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e o assessor técnico da Asgav, Rui Vargas, na Capital.

De acordo com o secretário Quintiliano, apesar da flexibilização prometida beneficiar o RS, continua proibido o ingresso de carne bovina com osso e gado em pé proveniente do MS e de outros estados em território gaúcho. “Eles ainda têm etapa sorológica a vencer”, justifica. A prestrição é respaldada na portaria estadual no 200, que, nesta semana, substituiu a 295. Cavalléro diz que não soliciou revisão da normativa. Entretanto, salienta que as tais discussões entre o MS e o RS continuam. “Reconstruiremos juntos tudo o que foi perdido”. O próximo encontro está agendado para o final da próxima semana, nos dias 11 e 12, em Campo Grande. “Não vamos pressionar agora”, disse.

O assessor técnico da Asgav coloca que a suspensão do embargo estabiliza o processo produtivo do setor gaúcho. “Cerca de 40% do que as três indústrias produzem é proveniente do MS”, salienta. O presidente da Farsul considerou a decisão madura. “Foi um avanço obtido dentro da coerência”, destacou.