Tecnologia

MSD Saúde Animal aposta na tecnologia para incentivar a mudança de mindset no setor

Visando contribuir para essa jornada, a companhia lança o primeiro hackathon virtual em parceria com a FIAP, o MSD Inovatech Challenge, que vai premiar as melhores soluções propostas para a assistente virtual MAIA

A tecnologia nunca esteve tão presente em toda a sociedade e isso não é diferente no mundo do agronegócio, que tem se mostrado um dos mercados mais dedicados a transformação digital. Por isso, há alguns anos a MSD Saúde Animal passou a entender a importância de oferecer uma experiência digital ainda mais completa e positiva para seus clientes, impulsionando a produtividade do negócio. Alinhada com essa jornada de transformação, a empresa aposta em mais uma iniciativa, o MSD Inovatech Challenge, um desafio para os amantes da área, que acontece em parceria com o Centro Universitário FIAP, e vai premiar as melhores soluções propostas para a sua assistente virtual MAIA.

Essa é mais uma iniciativa que faz parte da transformação tecnológica e científica em que a MSD Saúde Animal está trilhando em prol da inovação do setor, não somente pelos seus produtos e investimento na ciência, mas também pelo que pode realizar para construir conexões e impulsionar o mercado.

Desde 2019, foram investidos globalmente mais de US? 4 bilhões na compra de empresas e startups de tecnologia e, no ano passado, a companhia criou uma nova unidade operacional, disponibilizando ao mercado de saúde animal soluções voltadas a monitoramento, identificação e rastreabilidade: a MSD Saúde Animal Intelligence, que também agrega todas as últimas aquisições realizadas, como Antelliq, Vaki, IdentiGEN, Quantified AG e Poultry Sense. Além disso, cerca de 20% do faturamento anual global é investido em inovação.

“Para continuar caminhando nesse objetivo de estarmos integrados cada vez mais com a tecnologia e reinventar o setor trazendo soluções inovadoras, lançamos o MSD Inovatech Challence, para contar com a contribuição e o conhecimento dos profissionais da área. Ainda, com ele, queremos potencializar a nossa visibilidade nesse mercado, trazendo ideias e insigths que possam agregar ao nosso caminho e dos nossos clientes para um novo horizonte”, explica Poliana Brandão, diretora LATAM de IT da MSD Saúde Animal.

O desafio

Os participantes do MSD Inovatech Challenge terão a missão de trabalhar com foco na criação de um projeto para assistentes virtuais. O tema foi escolhido porque a empresa conta com a MAIA (MSD Artificial Intelligence Assistant), uma assistente virtual e funcional da MSD Saúde Animal. Além de incentivar e promover ainda mais uma cultura interna de democratização de conhecimento e acesso à informação, a MAIA cria possibilidades de interação com os clientes.

“Sabemos da influência que esses recursos, como as assistentes virtuais, têm nas nossas vidas e da importância para acelerar essa atuação de transformação social que vivemos, impactando positivamente o negócio. A inserção disso no nosso dia a dia permite deixar os processos mais enxutos e as experiências mais eficientes”, avalia Poliana.

A participação acontecerá por meio de squad – os inscritos podem compor um grupo de até cinco pessoas. O time de TI da MSD Saúde Animal fará parte do júri, e o 1º lugar receberá prêmio de R? 25 mil. Além disso, as três melhores turmas receberão bolsas de estudo na FIAP. Outros reconhecimentos também serão oferecidos, como indicação da equipe como fornecedora e demoday do top 5 para o board da empresa, além de nano courses da Faculdade, que serão ofertados para todos os inscritos.

“Será um trajeto de capacitação, mentorias e dinâmicas de ideação e prototipação. Essa troca de experiências e a colaboração de pessoas engajadas nesse ramo será um ganho imensurável para todos os lados – empresa, pessoas, clientes e colaboradores”, finaliza a diretora.