Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agricultura

Na agricultura, robôs que plantam e capinam buscam revolucionar o mundo da energia renovável

Robô capinador movido a energia solar tem capacidade para trabalhar 24h sem recarregar. Atualmente, existem mais de 50 deles espalhados pela Europa

Na agricultura, robôs que plantam e capinam buscam revolucionar o mundo da energia renovável

Atualmente, o mundo está tentando diminuir drasticamente a emissão de gases poluentes. Pensando em revolucionar o mundo da energia renovável na agricultura, muitos projetos científicos vem sendo desenvolvidos para reduzir o tamanho das máquinas, estender o nível de automação e, não menos importante, utilizar a energia solar para agredir, cada vez menos, o meio ambiente. Para isso, foi desenvolvido um robô movido a energia solar que planta e capina, capaz de cortar ervas daninhas com precisão e arar, cuidadosamente, o solo entre fileiras de plantas delicadas.

O novo robô capinador foi criado pela empresa Farmdroid e é recomendado para plantações de até 20 hectares em cultivos orgânicos. Nesse contexto, a capinação ainda ajuda na diminuição do uso de químicos e pesticidas.

E não para por aí, a semeadura usa tecnologia GPS para determinar a posição de cada semente de maneira individual. Além disso, o equipamento funciona com quatro paineis solares e baterias externas, permitindo que o robô trabalhe 24h sem necessidade de recarga.

Atualmente, existem mais de 50 robôs capinadores movido a energia solar funcionando em 6 países da Europa. Se você pensou em adquirir um, terá que desembolsar cerca de R$427 mil reais. Os desenvolvedores garantem que, no máximo, após dois anos de uso do modelo, o proprietário já verá o retorno do investimento.