Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

América Latina

Na Bolívia, produção de carne de frango e ovos cai 6% no primeiro semestre de 2021

No abastecimento de frangos, foi afetado nas últimas três semanas porque o pintinho BB que foi contrabandeado já está pronto para o mercado interno

Na Bolívia, produção de carne de frango e ovos cai 6% no primeiro semestre de 2021

A produção de carne de frango e ovos apresentou queda em sua oferta em cerca de 6% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, informou Omar Castro, presidente da Associação Departamental dos Avicultores de Santa Cruz (ADA) . Isso se deve aos problemas levantados na logística de importação da matriz causados ??pelas medidas de quarentena implementadas pela pandemia de Covid-19.

Durante 2020, 18 milhões de aves foram produzidas mensalmente, enquanto no primeiro semestre deste ano chegaram a uma média de 17 milhões. Situação semelhante ocorreu na produção de ovos, com redução de 10% na oferta. Isso significa que de um suprimento médio mensal em 2020 de 186 milhões de ovos, ele foi reduzido para 167 milhões neste manejo.

Questionado sobre os preços, Castro disse: “no que diz respeito ao frango, foi afetado nas últimas três semanas porque o pintinho BB que foi contrabandeado já atingiu o peso para ir da fazenda ao mercado”.

Em relação às operações nas granjas, o dirigente dos avicultores explicou que o que está acontecendo é que eles não entraram em produção devido à defasagem na entrada dos criadores, portanto, a produção de pintos BB também sofre defasagens e a carga de fazendas é atraso.

Castro também se referiu aos efeitos da seca no setor. “Quanto ao abastecimento de grãos, eles só vão se refletir na colheita, que terá início inicialmente no final de agosto”, disse.