Mercado Externo

Na Índia, ração para frango custa tanto quanto a farinha atta e economia da avicultura sofre uma reviravolta

Desde março, os preços dos alimentos para aves poedeiras dobraram

27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

Para a indústria avícola, o último ano e meio foi quase catastrófico.

Em primeiro lugar, foi a Covid, quando os preços dos produtos avícolas despencaram devido a temores equivocados de vincular seu consumo à transmissão do vírus. Isso foi em fevereiro-março de 2020, antes mesmo da primeira onda da pandemia e do bloqueio nacional que se seguiu.

Então veio o surto de gripe aviária de janeiro a fevereiro de 2021, que atingiu as vendas justamente quando o consumo estava se recuperando. E depois que a crise passou, a segunda onda de Covid atingiu e forçou bloqueios em nível estadual durante abril/junho de 2021.

Mas agora, quando a recuperação parece estar finalmente em andamento, a indústria está enfrentando uma nova crise – um aumento anormal nos preços dos alimentos para animais. Desde março, os preços dos alimentos para aves poedeiras dobraram de cerca de Rs 21 para Rs 43 por kg. Estes subiram ainda mais, de Rs 29 para Rs 50 por kg, para ração dada a aves de corte criadas para carne de frango.

Com a ração para frango custando quase tanto quanto o atta de marca premium, a economia dos avicultores sofreu uma reviravolta. “Estamos reduzindo as vendas e o fornecimento de pintos novos aos nossos produtores. Com os custos atuais de insumos, criar pássaros é uma proposta totalmente deficitária ”, diz o Dr. Shrilankeshwar Waghole, gerente geral da Bhairavnath Poultry Farms Farms Unip. Ltd, que vende cerca de 6 lakh aves de corte por mês.

“Janeiro-fevereiro foi ruim. O susto da gripe aviária baixou as realizações para Rs 56-57 por kg, em comparação com os custos de produção de Rs 75-77. Em março, as realizações melhoraram para Rs 90 / kg e, com custos de Rs 75, as coisas estavam melhorando. Mas a segunda onda de Covid estragou nossa festa e as realizações caíram para Rs 81 / kg em abril e Rs 70 em maio ”, diz ele.

O que deixou Waghole desconcertado, porém, foi o aumento contínuo dos preços dos alimentos durante a segunda onda e além. Com o aumento dos preços da ração para frangos, os custos médios de produção dos frangos subiram de Rs 75 / kg em março para Rs 83 em abril, Rs 92 em maio e Rs 95-96 em junho-julho. Para compensar as perdas em abril-maio, a fazenda de Waghole aumentou seu preço médio de venda para Rs 88 / kg em junho e Rs 110 em julho.

“Chegamos a um ponto em que o aumento de preços não é mais possível, principalmente com o mês de Shravan (23 de julho a 22 de agosto), quando muitas pessoas não consomem frango e ovos. E os custos da ração não estão mostrando sinais de enfraquecimento ”, diz ele.

A empresa de Waghole é uma integradora de aves que fornece aos criadores ração e medicamentos para pintinhos de um dia. Eles criam os pintinhos pesando 35-40 gramas em aves de 2-2,5 kg ao longo de 40-45 dias. Os criadores recebem uma taxa fixa de criação de Rs 5,40 / kg pelos integradores, que pegam de volta e vendem as aves prontas para o mercado.

A Bhairavnath Poultry Farms sozinha lida com cerca de 500 desses agricultores, principalmente nos distritos de Satara e Pune em Maharashtra. Entre eles está Ravi Babar da aldeia Kikali em Wai taluka de Satara. O homem de 33 anos cultiva cana-de-açúcar em toda sua propriedade de seis acres e mantém uma granja de 6.000 aves. Ele está associado à Bhairavnath Poultry Farms nos últimos 10 anos e faz 5-6 ciclos de criação – cada um de 40-45 dias mais 20 dias de limpeza e descanso – todos os anos com receitas de Rs 3,5-4 lakh.

“Além do dinheiro (os agricultores só precisam arcar com mão de obra, eletricidade e outras despesas acessórias), os dejetos dos pássaros são um excelente fertilizante para a minha cana”, afirma. Mas Babar tem a perder em ambos os casos se Waghole reduzir ou mesmo interromper a colocação de pintinhos de um dia com ele.

O principal fator para o aumento dos custos da ração tem sido a soja. A torta desolada (DOC) obtida a partir dela após a extração do óleo é a principal fonte de proteína na ração de galinhas. A ração em camadas normalmente contém 15% de DOC, 80% de milho (para carboidratos) e 5% de vitaminas, minerais, etc. O conteúdo de DOC é mais na ração para frangos (30%), com milho (65%) e vitaminas / minerais (5% ) contabilizando o saldo.

Os preços ex-factory (planta de processamento de soja) de DOC aumentaram de uma média de Rs 35,50 / kg em janeiro para Rs 39,80 em fevereiro, Rs 45,20 em março, Rs 62,50 em abril, Rs 65 em maio, Rs 68 em junho e Rs 97 em julho. Na segunda-feira, o DOC foi negociado em alta de Rs 107 / kg.

Embora a alta sem precedentes seja parcialmente atribuída aos preços internacionais – o contrato futuro de soja mais ativo na bolsa de Chicago Board of Trade disparou mais de 55% no último ano – Waghole está convencido de que tem mais a ver com especulação.

Até mesmo a Associação de Processadores de Soja da Índia (SOPA) atribuiu a recente alta do preço às negociações especulativas excessivas na Bolsa Nacional de Mercadorias e Derivados (NCDEX). Em 26 de julho, a SOPA baseada em Indore escreveu ao NCDEX: “O processamento da soja e até mesmo a aquicultura / indústria avícola, que usa o produto final, isto é, farelo de soja, está sofrendo muito por causa da especulação excessiva”, disse.

Anteriormente, a Associação de Criadores e Criadores de Aves de Todas as Índias havia pedido a proibição total dos futuros de soja, além de exigir a importação de 20 lakh toneladas de DOC. Aves avícolas, ao contrário de ruminantes como vacas, búfalos e cabras, não podem digerir facilmente DOC de amendoim, caroço de algodão ou mostarda.

O preço final do DOC de soja importado funcionaria para apenas Rs 40 por kg. Mas, ao contrário do DOC / farelo fabricado internamente, ele contém soja geneticamente modificada. “Em qualquer caso, é tarde demais. Quando as importações chegarem, nossa soja estará pronta para a colheita. Esperamos que os preços caiam quando a nova safra começar a chegar ao mercado a partir de setembro ”, diz Waghole.

E sem o enfraquecimento dos preços da soja, também não há esperança de que o frango e os ovos se tornem mais acessíveis.