Guia Gessulli

Na Polônia são abatidas 6 milhões de aves devido à gripe aviária

A Polônia terá que sacrificar 6 milhões de aves para lidar com os crescentes surtos de gripe aviária que ocorreram recentemente nos últimos meses

Redação com informações de El Sitio Avícola
27-Abr-2021 15:41

"Esta é a primeira vez que enfrentamos uma crise tão grande", disse Andrzej Danielak, da Associação Polonesa de Criadores e Produtores de Aves do país.

Danielak afirmou que desde o início do ano e até o último dia 19, foram detectados 202 surtos da doença. A grande maioria dos focos estariam na voivodia (subdivisão territorial) da Grande Polônia, com 69, o que totaliza 1,5 milhão de aves, bem como no território da Mazóvia (64), com mais de 3,7 milhão.

O último caso dessa gripe foi registrado em 31 de março na voivodia de Lubusz, província da Polônia. A epidemia anterior foi detectada no mesmo país no final de dezembro de 2019, indica a Tele Amazonas .

Perdas são esperadas no setor avícola da Polônia, já que algumas fazendas tiveram que fechar após os surtos e as medidas dadas pela atual pandemia de coronavírus. Anualmente, o país obtém cerca de 3,4 bilhões de dólares com as exportações do item.