Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Decisão

"Não foi tão ruim assim", diz Tereza Cristina sobre decisão antidumping da China

Durante viagem ao interior do Ceará na sexta-feira (15/02), a ministra Tereza Cristina falou sobre o assunto

"Não foi tão ruim assim", diz Tereza Cristina sobre decisão antidumping da China

De acordo com nota enviada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o órgão participou de todas as etapas do processo de investigação, auxiliando as empresas brasileiras afetadas pela medida. De acordo com o governo chinês, quinze empresas brasileiras, entre elas a BRF e a JBS, fizeram um acordo e não terão de pagar as novas tarifas.

Durante viagem ao interior do Ceará na sexta-feira (15/02), a ministra Tereza Cristina falou sobre o assunto. Ela comparou a medida tomada pelo governo chinês com a recente iniciativa do governo brasileiro de aplicar uma sobretaxa para o leite em pó importado da União Europeia e da Nova Zelândia:

“O Brasil exporta 85% de tudo que a China consome de frango. Então, ela (a China) fez um acordo, porque não se pode fazer cotas. Nós sofremos a mesma coisa do lado de cá com o leite, e a China fez a mesma coisa com o nosso frango lá. O mercado internacional é importantíssimo. Parece uma medida ruim, mas não foi tão ruim assim, porque a China fez um acordo entre privados, conversou com as empresas e, para aquelas que adotassem um determinado preço do produto lá na China, não aplicaria as tarifas.

A negociação estabelece um “compromisso de preço” entre as empresas afetadas e o governo que aplica a medida. As empresas que respeitarem o acordo não se sujeitam à aplicação das novas taxas. O governo brasileiro está atento e vai monitorar a implementação da decisão chinesa de forma a avaliar ações necessárias para defesa dos interesses do setor.