Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

New Castle

Pesquisa segue comprovando a inexistência da doença de New Castle no Paraná.

Redação AI 22/10/2002 – No Paraná, dos 191 lotes de frango a serem testados acerca da presença de new castle, em 105 já foram coletados materiais que comprovam a inexistência da doença que afeta as aves, segundo a responsável pelo Programa de Sanidade Avícola da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, veterinária Juliana Bianchini.

Para o secretário da Agricultura, Deni Schwartz, a pesquisa é importante porque “vai aferir a qualidade da avicultura paranaense”. Ele foi enfático ao afirmar que o Paraná é o primeiro produtor brasileiro de frangos de corte e não registra casos de new castle desde 1991.

Os testes pesquisarão a presença de anticorpos existentes somente no sangue do animal que teve contato com o paramixovirus aviário sorotipo 1 (AMPV-1), o vírus da New Castle. As amostras que derem positivo serão inoculadas em ovos embrionados e, em seguida, em pintinhos de um dia. O objetivo é determinar o índice de patogenicidade intracerebral do vírus, que só é considerado patogênico quando o resultado é maior que 0,7.