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Economia

Nos Estados Unidos restaurantes não conseguem acompanhar a falta de frango e preços altos

Asas de frango estão voando das prateleiras

Nos Estados Unidos restaurantes não conseguem acompanhar a falta de frango e preços altos

Depois de um ano promovendo asas para viagem e sanduíches de frango crocantes, restaurantes como KFC, Wingstop Inc. e Buffalo Wild Wings Inc. afirmam que estão pagando preços altos por aves escassas. Alguns estão acabando ou limitando as vendas de propostas, filés e asas, prejudicando algumas de suas vendas mais confiáveis.

Restaurantes e bares independentes passaram semanas sem asas, dizem os proprietários. Os preços do peito de frango mais do que dobraram desde o início do ano, e os preços das asas bateram recordes, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Urner Barry.

“A oferta geral é limitada. Isso afeta todas as partes do pássaro ”, disse o presidente-executivo da Wingstop, Charlie Morrison, em uma entrevista no início desta semana. A Wingstop disse que está pagando 26% a mais por asas de frango com osso este ano.

Morrison disse que a empresa está falando diariamente com fornecedores de frango que estão lutando para aumentar a produção porque estão tendo problemas para conseguir trabalhadores suficientes . Restrições semelhantes estão pesando sobre outras empresas em diferentes setores e em todo o país.

No início de 2021, o frango parecia uma pechincha para os restaurantes americanos. O fechamento e as restrições dos refeitórios contribuíram para o aumento dos estoques de frango em frigoríficos. O peito de frango desossado e sem pele, o principal produto da indústria avícola, no ano passado custou em média cerca de US $ 1 o quilo, de acordo com Urner Barry. Agora, o peito de frango desossado está sendo negociado a US $ 2,04 o quilo, disse a empresa. Na última década, o preço médio foi de cerca de US $ 1,32 por libra.

Uma razão para os preços mais altos é a guerra do sanduíche do frango nos últimos anos. Cadeias de fast-food, incluindo McDonald’s Corp. , Popeyes Louisiana Kitchen Inc. e Wendy’s Co. , introduziram novas ofertas crocantes e picantes . Mais redes planejam lançar novos sanduíches de frango nos próximos meses, incluindo uma versão à milanesa que o Burger King planeja vender nacionalmente neste verão.

Chris Testa, presidente da United Natural Foods Inc., disse esta semana que o distribuidor do supermercado está vendo os preços do frango aumentarem em parte devido à maior demanda dos restaurantes. Os consumidores pagaram cerca de US $ 3,29 por libra por peitos de frango desossados ??em março, alta de 3 centavos desde janeiro e 11% a mais que no ano anterior, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA.

A KFC, de propriedade da Yum Brands Inc., desenvolveu um sanduíche no início deste ano que está vendendo duas vezes mais rápido nos Estados Unidos do que uma versão mais antiga, disse a empresa. “Nosso principal desafio tem sido atender a essa demanda”, disse o CEO da Yum, David Gibbs, na semana passada.

A KFC no final do mês passado disse aos proprietários de restaurantes dos EUA para removerem as ofertas de frango e os itens de frango Nashville Hot dos cardápios online por causa da oferta escassa, segundo uma mensagem da empresa. Os fornecedores da KFC nem sempre entregam pedidos completos de frango, e os restaurantes também estão limitando as vendas do novo sanduíche de frango KFC, segundo pessoas a par do assunto. A empresa pediu aos proprietários que removessem as promoções na loja para o balde de enchimento de US $ 30 da rede, um negócio de frango com várias peças que gerou um aumento nas vendas durante a pandemia, disseram as pessoas.

“Esperamos voltar aos negócios normalmente, assim que superarmos este período de restrições de oferta da indústria”, disse um porta-voz do KFC.

Os preços da asa de frango também tiveram um aumento pandêmico. Os preços das asas jumbo subiram para um recorde de US $ 2,92 o quilo, disse Urner Barry. A Brinker International Inc., proprietária da Chili , a Applebee’s e outras cadeias de lojas de mesa introduziram marcas exclusivas online durante a pandemia, em parte porque são mais fáceis de embalar e entregar do que outras entradas. As porções de asas de restaurantes fast-food cresceram 33% nos 12 meses encerrados em março, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado NPD Group Inc.

Para os produtores de frango, o apetite crescente dos restaurantes por aves está gerando uma sorte inesperada e ajudando a compensar a alta nos preços dos grãos , que inflaciona o custo das empresas para criar frangos. A Pilgrim’s Pride Corp. , a segunda maior empresa de frango dos EUA em vendas, divulgou na semana passada US $ 100 milhões em lucro trimestral, um aumento de quase 50% no ano e superando as expectativas. Os analistas consultados pela FactSet também prevêem grandes lucros para a Tyson Foods Inc. e Sanderson Farms Inc. quando eles relatam os resultados trimestrais nas próximas semanas.

“A demanda por asas é maior do que podemos atender atualmente”, disse Mike Cockrell, diretor financeiro da Sanderson, que fornece frango para redes, incluindo Buffalo Wild Wings e TGI Fridays, e para a distribuidora de food service Sysco Corp.

Os produtores de frango tiveram cerca de 4% a mais de ovos de frango em instalações de incubação em 1º de abril em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, embora o total de pintos nascidos nos primeiros três meses do ano tenha ficado atrás do total do primeiro trimestre de 2020. As raças comerciais de galinhas são criadas por cerca de sete semanas antes de serem abatidas.

O CEO da Pilgrim’s, Fabio Sandri, disse na semana passada que a falta de pessoal afetou os produtos que as fábricas da Pilgrim’s podem produzir. A Pilgrim’s espera que a forte corrida do frango continue, disse ele. “A temporada de grelhados está chegando, quando a demanda por frango é sazonalmente a mais forte historicamente.”