Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Nota de falecimento

Uniquímica informou falecimento de Hiroshi Katayama, ex-presidente da empresa, ocorrido em São Paulo, nesta sexta-feira (25/02).

Hiroshi Katayama, ex-presidente da Uniquímica, faleceu nesta sexta-feira (25/02), em São Paulo.

Em comunicado, a diretoria da Uniquímica informou que o sepultamento ocorreu no Cemitério Congonhas,  no último sábado (26/02), em São Paulo (SP).

História- Hiroshi Katayama se formou em 1961 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo e em 1962 foi para  a Iowa State University – Poltry Husbandry, nos Estados Unidos, tendo realizado estágios em várias empresas avícolas.

Também realizou trabalhos na  Pioner Hy Bred Corn Co. – Hy-Line – tendo levado para Granja Ito as inovações tecnológicas desenvolvidas na ocasião.

Ele foi um dos responsáveis pela implantação das caixas de papelão sem retorno em lugar dos engradados de madeira. A Granja Ito, foi a primeira granja com 1 milhão de aves, e com marca própria em estojos com 1 dúzia, em isopor.  Hiroshi Katayama também auxiliou na formação da Bolsa de Ovos no Rio e em São Paulo.

No início da avicultura de postura no Brasil os primeiros a desenvolverem este trabalho foram os japoneses, em Mogi das Cruzes (SP). A Japa Chick Sexing Association enviava sexadores de pinto de um dia para mundo inteiro e no Brasil era ligada a filial de Chicago. Por isso, a produção de ovos no Brasil era sempre ligada à tradição japonesa.

No final da década de 70 e início dos anos 80 a Granja Ito trabalhava com avós, matrizes e 40% do mercado de pintos de um dia. Foi aí que a empresa decidiu montar uma granja comercial com um milhão de aves de postura. Neste período, inclusive, a Granja Ito abriu o caminho para exportação de ovos do Brasil para o Japão, sendo a pioneira nesse processo. Todos os meses, a empresa enviava 3 a 4 contêineres de ovos frescos e 10 contêineres de ovos líquidos para o Japão. Era uma visão desenvolvimentista.

Quinze anos se passaram desde então, e foi aí o início da Uniquímica.

Um pesquisador japonês, Dr. Umesawa era uma sumidade nos estudos e descobertas de medicamentos, como por exemplo antibióticos. Orientado pelo governo japonês ele descobria e distribuía a patente aos laboratórios farmacêuticos. Ele veio para o Brasil, para trabalhar em uma rede de distribuição de produtos para a América Latina.

A empresa japonesa Meiji era detentora de cerca de quatro produtos desenvolvidos por Umesawa.

Foi daí que surgiu a ideia de construir a Uniquímica, até então uma simples subsidiária da Granja Ito. A Uniquímica era composta por um sócio argentino, pelas empresas japonesas Meiji,  Nippon Kayaku, Banyu e Sankyo e também pela Granja Ito.

Dentro de um processo de sucessão natural da Granja Ito, Hiroshi Katayama optou por assumir em 1992 a totalidade da Uniquímica. Era o início da Uniquímica como uma empresa independente (com informações da Assessoria de Imprensa da Uniquímica).