Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista Online

Nova edição da Avicultura Industrial já está disponível no site

Está no ar a edição 1278 da revista Avicultura Industrial

Nova edição da Avicultura Industrial já está disponível no site

O ano começou bem para o setor produtivo de ovos comerciais, com as exportações em crescimento e o mercado doméstico aquecido. Os bons patamares de preço seguiram até o período da quaresma, quando voltaram a níveis um pouco mais baixos, mas estáveis, seguindo assim até a paralisação dos caminhoneiros. O movimento que parou o transporte de cargas por dez dias levou a redução de oferta de ovos no mercado doméstico, principalmente devido a alguns fatores como a dificuldade das cargas de rações chegarem até as granjas. Isso obrigou os granjeiros a adotarem medidas de restrição alimentar, levando a antecipação da chamada “muda forçada”.

Por outro lado, a paralisação reduziu a oferta de ovos no mercado brasileiro, elevando o preço do produto a bons patamares para os produtores. O setor vive um bom momento, mas precisa estar atento a questão dos custos de produção, os quais tendem a ser um pouco mais elevados nesse ano, o que pode vir a pressionar a rentabilidade dos avicultores ao longo dos próximos meses. Muito embora, a estimativa da Conab para a Safra 2017/2018 seja a de recorde na produção de grãos, a segunda maior da história do país. Dependendo dos níveis de exportação, e de alguns outros fatores, os preços dos principais insumos de produção de aves e suínos podem apresentar níveis menores, equilibrando os custos de produção animal.

Os granjeiros também devem ficar atentos aos sinais macroeconômicos do país. Se a economia acelerar um pouco mais o seu ritmo de crescimento, melhorando os níveis de emprego, todas as cadeias alimentares serão beneficiadas, inclusive a de ovos, que hoje ocupa a posição de proteína mais barata e acessível à população.

A economia brasileira tende a apresentar um crescimento de 1,94% nesse ano, segundo o último Boletim Focus divulgado. Embora o país ainda vá viver um período eleitoral, a questão econômica é essencial, o que deve ser foco de todos os candidatos. Com a economia crescendo, todos os setores serão beneficiados.

 

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques