Nova fase na Coperfrango vai impulsionar mudanças no mercado paulista

A empresa inaugura nesta sexta-feira (14) as ampliações de seu abatedouro de frango.

Redação AI 13/12/2001 – No próximo dia 14, às 10hs, a Coperfrango, de Descalavado (SP), vai inaugurar oficialmente as novas instalações do abatedouro da cooperativa. A área construída passou de 6.200 m2 para 8.800 m2. O sistema de resfriamento foi ampliado, aumentando a capacidade de 600 ton. para 1.400 ton./dia e o volume de armazenamento saltou para mil toneladas.

Também vão estar sendo apresentados às autoridades e imprensa os sistemas que foram mecanizados e que proporcionaram crescimento do abate de 6 mil frangos/hora para 10 mil.

A modernização faz parte do projeto de crescimento da Coperfrango para mantê-la como uma das maiores e melhores fornecedoras de carne de frango e já prepara o terreno para o início do trabalho de exportação, mudando o perfil do centro do Estado de São Paulo. A região, hoje a segunda maior consumidora de carne de frango do País, vai sedimentar a posição, mudar sua marca de terceira maior produtora nacional da carne e entrar no mundo dos exportadores do setor.

Sistema de resfriamento – O Túnel de Refrigeração tem capacidade de congelamento e resfriamento de 22 ton./hora. O equipamento é o que existe de mais moderno no setor. Apenas outros 2 abatedouros nessa região do estado têm instalados máquinas tão modernas. O da cooperativa Coperfrango é o maior do Estado de SP.

RECOOP – para efetuar todas essas transformações a Coperfrango contou com o Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária, do Governo Federal com um empréstimo de R$ 12 milhões financiado em 15 anos.

Automatização – Foram adquiridos equipamentos de eviceração( retirada das vísceras do frango) e cortes automáticos (asa, coxa, peito), importados da Dinamarca. Quem dá informações precisas sobre essa outra novidade é Walter Antonio de Oliveira, diretor superintendente: “Na medida em que nós automatizamos o sistema, passamos a ter condições de formar mão-de-obra para produtos diferenciados. Por isso não demitimos ninguém. Pelo contrário, contratamos alguns funcionários”. Hoje a cooperativa possui 650 funcionários.

Futuro – A Coperfrango já deu os primeiros passos em direção às exportações, juntamente com alguns dos maiores abatedouros do interior do Estado.