Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumo

Nova rota de milho do Paraguai a SC será inaugurada nos dias 12 e 13

A rota reduzirá tempo e custos com o frete para chegada de milho a Santa Catarina

Nova rota de milho do Paraguai a SC será inaugurada nos dias 12 e 13

A nova rota de importação de milho do Paraguai para Santa Catarina será inaugurada nos dias 12 e 13 de julho, segundo nota da Secretaria de Planejamento (SPG) do governo catarinense. A carga sairá do Paraguai, passará pela Argentina e entrará no Brasil pela aduana do município de Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira brasileira com o Paraguai.

Ao reduzir a distância entre a agroindústria e um dos seus principais insumos – o milho utilizado para abastecer as cadeias produtivas de suínos, aves e leite – Santa Catarina consolida uma alternativa mais viável e barata para suprir a demanda de grãos. Com a implantação da Rota do Milho, o Estado poderá ser abastecido pelo Paraguai, com os caminhões passando pela Argentina e chegando a Santa Catarina pela aduana de Dionísio Cerqueira. O percurso do grão pelo modal rodoviário do Centro-Oeste até Santa Catarina deverá reduzir de aproximadamente dois mil quilômetros para 350.

“Santa Catarina, com uma produção de referência e um status sanitário de excelência, tem se mostrado um Estado forte e resiliente, sobretudo em momentos de crise. Manter a competitividade do nosso setor produtivo passa, essencialmente, por melhorias de logística e de infraestrutura. Do contrário, corremos o risco de a nossa agroindústria migrar para outros Estados”, salienta o governador Eduardo Pinho Moreira.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, todos os anos, quatro milhões de toneladas do grão saem do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, com destino a Santa Catarina. A nova rota traz boas expectativas para o agronegócio catarinense e desponta como uma alternativa mais barata e viável. Ela é resultado de intensas negociações protagonizadas pelo governo do estado, via Secretaria do Planejamento.