Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Nova solução de embalagem para a indústria avícola dos EUA

A embalagem foi projetada tanto para aumentar a conveniência quanto para estender o prazo de validade

Nova solução de embalagem para a indústria avícola dos EUA

Os processadores de aves nos Estados Unidos, que é o maior produtor de carne de frango do mundo, devem se beneficiar de uma nova combinação de bandejas de alumínio e filmes. A embalagem foi projetada tanto para aumentar a conveniência quanto para estender o prazo de validade, reduzindo assim o potencial de desperdício de alimentos.

A nova embalagem foi desenvolvida pelo fornecedor global Advanta, que disse que o pacote de pele era uma excelente alternativa à embalagem padrão modificada para atmosfera (MAP).

O porta-voz Miguel Campos disse: “A ave é embalada à vácuo na bandeja de alumínio, eliminando o oxigênio e, portanto, aumentando a vida útil das aves refrigeradas – às vezes em até 300%”.

“Os varejistas e os fabricantes estão cada vez mais optando por este tipo de embalagem, porque os produtos com prazo de validade mais longo resultam em redução do desperdício da cadeia de suprimentos.”

A empresa acredita que o aumento da demanda por conveniência deixou uma lacuna no mercado para esse tipo de embalagem. A nova embalagem permite ao cliente descascar o filme plástico que circunda as aves, revelando o frango inteiro em uma bandeja pronta para cozinhar.

“Os consumidores de hoje não querem tocar no frango antes de ele ser cozido. Com o novo projeto da Advanta, eles não têm esse problema. Uma bandeja que permite que as aves sejam cozidas diretamente na embalagem em que chega, faz do cozimento um processo simples – é sobre a conveniência”.

A nova bandeja de alumínio do pacote de pele pode suportar temperaturas que variam de -40 °c a 400 °c, permanecendo à prova de quebra enquanto congelada e rígida enquanto estiver no forno. A bandeja também é 100% reciclável, oferecendo uma opção mais ecológica, ao contrário das alternativas de bandeja plástica.

A escala de resíduos de aves nos EUA foi destacada pelo Pew Environment Group em seu relatório de 2011, que disse que as 523 milhões de galinhas produzidas a cada ano em Maryland e Delaware geraram aproximadamente 42 milhões de pés cúbicos de resíduos.

Esse número é suficiente para encher a cúpula do Capitólio dos EUA cerca de 50 vezes ou uma vez por semana.