Vacinação

Nova vacina contra Covid, produzida em ovos embrionados, tem 'potencial muito grande', afirma Dimas Covas à CPI

Novo imunizante, segundo diretor do Butantan, é produzido como a vacina da gripe, “a mais produzida globalmente”

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, destacou nesta quinta-feira, em sessão da CPI da Covid, que a vacina em desenvolvimento pela instituição, a Butanvac, tem um “potencial muito grande”. Ele informou que o novo imunizante é produzido em ovos embrionados, como é feito com a vacina da gripe, “a mais produzida globalmente”, nas palavras de Dimas Covas.

“O que estamos desenvolvendo aqui é uma vacina para o mundo. Isso será transferido, por este consórcio internacional que nós fazemos parte, para produtores. Não tem [cobrança de] royalties, é royalty free. Até os países mais pobres do mundo, que têm uma fábrica de vacina da gripe, poderão produzir a vacina para o covid”, afirmou.

Covas afirmou que existe um “otimismo” para começar a usar ainda este ano. Apesar de estar em fase inicial de produção, a Butanvac passa por um método de estudo comparativo, usando a Coronavac como referência. Neste momento, as expectativas se voltam para a liberação dos estudos clínicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sobre a efetividade da CoronaVac, o diretor do Butantan, Dimas Covas relatou em seu depoimento os resultados obtidos pelo Projeto S, com vacinação de 97% da população apta (maior de 18 anos) em Serrana, cidade no interior paulista.

“Fizemos estudo com a cidade de Serrana, de 40 mil habitantes, sendo 30 mil adultos. Vacinamos 97% da população em risco. O número de casos de idosos caiu em 70% com as duas doses”, afirmou.

A média de mortes causadas pela doença passou a ser até quatro vezes menor, se comparada com municípios com população similar na região. A variante P.1 do novo coronavírus, primeiramente identificada em Manaus, era a predominante na cidade, disse Covas. “Quando se vacina em massa, o efeito é direito sobre a evolução da pandemia. Esse é o objetivo. Enquanto não tiver essa vacinação de 97% das pessoas em risco, como foi o caso lá em Serrana, nós não vamos ter esse decréscimo natural da epidemia e ela poderá ficar sofrendo essas idas e vindas, principalmente quando surge uma variante nova.”

Assista entrevista com o executivo Roberto Kaefer, da GloboBiotech, fornecedora de ovos embrionados ao Instituto Butatan, que trata do tema, entre outros assuntos.