Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
América Latina

Novo representante do IICA no Brasil quer fortalecer aliança com Ministério da Agricultura

Gabriel Delgado foi recebido pela ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina

Redação
01-Fev-2021 09:16

O novo representante no Brasil do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) foi recebido pela ministra de Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, que reafirmou a importância da aliança da parceria com o organismo internacional especializado, para o benefício do setor.

"Registro a visita do novo representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado. A aliança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Instituto é fundamental para o desenvolvimento de projetos para nosso agro, principalmente para a agricultura familiar e para vencer os desafios regionais do setor", afirmou a ministra em rede social.

Economista especializado em finanças agrícolas, Delgado é argentino e assumiu a representação do IICA no Brasil em 14 de dezembro de 2020.  "Conversamos sobre a importância de trazer um novo olhar para os bens públicos, principalmente para as instituições de pesquisa, sobre as mudanças que a tecnologia provoca não apenas na produção, mas na atitude dos produtores e sobre os desafios da agricultura do futuro, como adaptações nos sistemas alimentares e a relação entre as plantas e animais com a saúde das pessoas”, disse Gabriel.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke; o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, e seu adjunto Flávio Campestrin Bettarello; o assessor especial da ministra Francisco Basílio Freitas de Souza e Christian Fischer, que esteve à frente da representação do IICA no Brasil como representante encarregado desde de fevereiro de 2020. Com a chegada de Delgado, Fischer assume a coordenação de operações do IICA no Brasil.  

“O Mapa é o principal parceiro do IICA. Procurei deixar claro para a ministra como me sinto honrado em representar o organismo no Brasil, um gigante agrícola onde, com todas as dificuldades geradas pela pandemia, a produção agropecuária alcançou a cifra de R$ 871,3 bilhões no ano passado, com crescimento real de 17%, segundo dados recentes divulgados pelo Mapa. Por isso, tenho pela frente uma imensa responsabilidade, mas é tranquilizador contar a eficiência, conhecimento e os excelentes técnicos do Mapa, completou.

Natural de Coronel Suarez, província de Bueno os Aires, onde é produtor da agricultura extensiva irrigada, Delgado foi diretor do Centro de Investigação em Ciência Políticas, Econômicas e Socias (CICPES) do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA) da Argentina, órgão com funções semelhantes às da Embrapa, e onde ingressou em 1998 e ocupou diversos cargos.

Delgado foi secretário nacional de Agricultura, Pecuária e Pesca entre 2013 e 2010. Em 2010 ele presidiu a Associação Argentina de Economia Agrária e já atuou como conselheiro e diretor em várias entidades ligadas à agricultura e ao agronegócio. Ele também acumula mais de 20 anos de experiência docente em diversas universidades na Argentina em cursos de graduação e de pós-graduação.

Assuntos do Momento

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade