Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista Online

Nutrição do futuro

Já está no ar a edição 1287 da Revista Avicultura Industrial. Confira!

Nutrição do futuro

As transformações tecnológicas são cada vez mais rápidas, impulsionadas pelas inovações geradas por empresas e academia, ou até pela parceria entre ambas. O mundo digital em que vivemos faz com que a velocidade de chegada ao mercado dessas tecnologias seja maior. No entanto, a área de pesquisa busca constantemente soluções para os desafios propostos pelo mercado consumidor e pelo sistema de produção, isso em todas as áreas.

A nutrição animal é uma das que tem vivido um processo transformador mais intenso, com muitas mudanças conceituais e de processos dentro do sistema de produção. Ela é uma das bases para que os animais possam expressar com maior eficácia os ganhos genéticos que vêm incorporando nos últimos anos. No caso de aves, principalmente com relação a maior ganho de peso e conversão alimentar em menor tempo de produção.

Os consumidores também passaram a ter um peso maior no direcionamento das pesquisas, já que as suas exigências impõem desafios os quais a Ciência busca viáveis e aplicáveis às rotinas das granjas e dos frigoríficos. A retirada dos antimicrobianos como aditivos melhoradores de desempenho das rações é uma destas questões, que tem levado o setor a buscar alternativas substitutas de alta eficiência.

Esse é um ponto apenas. O futuro traz grandes mudanças na nutrição das aves, que envolvem a aplicação de nutrientes ainda na fase embrionária, via introdução in ovo nos próprios incubatórios. A precocidade na oferta de alimentos é outro ponto que vem sendo estudado, com a disponibilidade de uma pasta úmida nas caixas de transporte dos pintinhos de um dia, acelerando o desenvolvimento do seu sistema digestivo. O uso das enzimas visando um melhor aproveitamento dos nutrientes presentes no milho e na soja, por exemplo, já tem se tornado uma realidade.

A edição traz um importante artigo da Embrapa Suínos e Aves, o qual pontua e debate as variáveis principais que irão mudar o futuro da nutrição de aves, indicando quais são as tendências com maior potencial de se tornar realidade no campo. Vale a pena ler.

 

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques

AI1287