Saúde Animal

Nutron lança solução para vencer desafios de reprodução de suínos

A etapa de reprodução foi definida como a mais desafiadora para a atividade, seguida da creche e da terminação

Em recente pesquisa com suinocultores brasileiros realizada pela Cargill, a etapa de reprodução foi definida como a mais desafiadora para a atividade, seguida da creche e da terminação. A Nutron, marca da Cargill Nutrição Animal, atenta a esta realidade, desenvolveu uma solução ampla para atender a esta demanda.

As recentes tecnologias incorporadas à produção no Brasil, com destaques ao melhoramento genético, manejo e ambiência têm possibilitado um incremento na produtividade por matriz. O gráfico abaixo mostra como o número de leitões nascidos por fêmea vem evoluído nos últimos anos no país.

A análise destes dados permite observar que há um grande e ainda crescente diferencial entre a média e os 10 melhores produtores brasileiros. Além disto, na Europa existe um número considerável de produtores desmamando anualmente acima de 40 leitões por fêmea. Estes fatos, portanto, demonstram que apesar do progresso que vem sendo alcançado, a atividade ainda apresenta um significativo potencial de melhora no quesito de produtividade.

Por outro lado, os desafios para o produtor são grandes, pois à medida que aumenta o número de nascidos, há uma clara tendência destes animais nascerem menores e menos viáveis, como pode ser observado no gráfico abaixo. Além disto, a produção em clima tropical e as dificuldades de investimento em climatização tornam altamente desafiadora essa busca por melhores indicadores no Brasil.

A nova Solução da Nutron alia conhecimentos globais da empresa à experiência local para desenvolver o Livelle: uma solução tecnológica integrada e inovadora que tem como objetivos garantir as demandas nutricionais, fisiológicas e de saúde intestinal das novas linhagens de suínos em fase de reprodução. Apoiada por ferramentas que suportam a tomada de decisões e profissionais experientes para auxiliar no manejo, o Livelle proporciona condições para colaborar com os produtores em sua busca pela melhora da produtividade neste desafiador ambiente da suinocultura.

“Com Livelle é possível personalizar a nutrição para os diferentes níveis de desafios da produção. Nossa finalidade é garantir uma matriz saudável, longeva e produtiva. Leitões uniformes e pesados. Nosso objetivo é assegurar produtividade com lucratividade, transformando riscos em oportunidades. Desenvolvemos knowhow técnico e ferramentas para ajudar nossos clientes a serem mais competitivos no mercado”, garante o Leandro Hackenhaar, Gerente Técnico de Suínos da Cargill América Latina.