Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

NY calcula 7 milhões de doentes em caso de pandemia

Governo pede reforço de cuidados com higiene.

Redação (24/02/06) – Caso fosse registrada uma epidemia mundial de gripe aviária, 35% da população do estado de Nova York, ou seja, cerca de 7 milhões de pessoas, acabariam infectados, segundo dados de um plano de ação aprovado nesta quinta pelo governador George Pataki. O sistema sanitário se veria totalmente sobrecarregado diante de sua incapacidade para atender a todas as hospitalizações necessárias, indica o plano de ação do Departamento de Saúde de Nova York.

Caso uma pandemia fosse registrada, Nova York teria de hospitalizar em seis semanas cerca de 650 mil pessoas, mas no auge da epidemia necessitaria de 200 mil novos leitos por semana. Este número é arrasador em comparação com a capacidade dos 242 hospitais do Estado, que somam 62,8 mil leitos, dos quais só entre 3 mil e 12 mil estariam disponíveis para novas admissões.

A situação levou à criação de um painel de analistas destinado a estudar medidas caso o vírus da gripe aviária sofra mutações e seja transmitido entre seres humanos, o que daria lugar a uma pandemia que poderia se estender pelo mundo em apenas quatro dias. Nova York seria uma cidade especialmente afetada por este tipo de contágio por sua alta densidade populacional, por seus sistemas de transporte em massa e por ser uma grande atração turística mundial.

O plano de ação apresentado por Pataki contém medidas preventivas contra a epidemia, que já foi responsável pela distribuição de mais de US$ 29 milhões do orçamento.

Uma das partes mais importantes do plano é educar o público sobre seu próprio papel no assunto disse o governador, consciente de que se a crise tiver início, as medidas de proteção e higiene serão vitais para evitar os contágios.

Pataki pediu aos nova-iorquinos que aumentem seus cuidados com a higiene, desinfetando telefones, escrivaninhas e outras superfícies que as pessoas tocam freqüentemente. Também solicitou que evitem ir ao trabalho ou à escola caso apresentem sintomas de gripe. Dependendo da gravidade da pandemia, escolas e centros de encontro poderiam ser fechados, assim como o sistema de transporte.