Agroceres Multimix
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Mercado Global

O Brasil está prestes a balançar os mercados

A notável reversão política do presidente Jair Bolsonaro sobre o bem-estar será sentida na soja, carne bovina, frango e até mesmo no café

Redação com informações de Bloomberg
06-Dez-2021 08:18 - Atualizado em 06/12/2021 08:29

Você pode pensar que os fatores mais importantes que impulsionam os mercados de commodities no momento são a velocidade com que o Federal Reserve dos EUA desacelera o estímulo; o estado do setor imobiliário da China; ou choques geopolíticos dentro da OPEP. Não descarte a importância dos pagamentos da previdência social brasileira.

A moeda brasileira, o real, tem sido negociada em torno de baixas recordes nos últimos meses, em grande parte graças aos esforços do presidente Jair Bolsonaro para rasgar a camisa de força fiscal e introduzir um programa de combate à pobreza antes das eleições de 2022. Leis que permitirão a aprovação do as medidas - uma reinicialização do pagamento da previdência social Bolsa Família introduzida por seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva que Bolsonaro quer aumentar para cerca de 400 reais (US $ 71) por mês - já liberaram a Câmara do Congresso e agora estão funcionando para seu caminho através do Senado.

As coisas tornaram-se reais

O valor da moeda brasileira está flertando com baixas recordes.

Politicamente, é uma reversão notável. Uma das políticas centrais do Bolsonaro para chegar ao poder em 2018 foi uma reforma do sistema previdenciário estadual para compensar os déficits orçamentários e recuperar a classificação de crédito de grau de investimento que o Brasil perdeu em 2016 . Reconquistar a confiança dos investidores foi a força motriz por trás do teto constitucional de gastos públicos que o próprio Bolsonaro está agora abandonando para levar adiante seu próprio programa de bem-estar. Abatido pelo maior número de mortes de Covid-19 depois dos EUA, o compromisso do Brasil com a contenção fiscal se tornou tão desgastado que as decisões de carreira de seu ministro da Economia mais ortodoxo, Paulo Guedes,  se tornaram um indicador de movimento do mercado.

O impacto global mais amplo pode ser nos mercados de commodities, no entanto. Junto com os sinais de alívio da crise da cadeia de suprimentos nos Estados Unidos e os preços da energia chinesa retornando a algo próximo aos níveis normais , a fraqueza do real ainda pode ajudar a aliviar as pressões inflacionárias que percorrem a economia mundial.

Isso porque o Brasil tem um papel descomunal em uma ampla gama de alimentos e minerais essenciais do mundo. Quando a moeda cai, os custos de produção para os produtores brasileiros também caem, tornando seus produtos mais competitivos e aumentando a oferta.

Grãos

Domínio do Brasil nas exportações mundiais de soja não para de crescer.

Considere a soja, a maior exportação do país, onde os preços futuros dos EUA atingiram uma alta de nove anos em maio. A terra normalmente responde por cerca de um quarto dos custos para os produtores de soja brasileiros, mas - ao contrário de fertilizantes e pesticidas, commodities globais cujos preços tendem a se mover em conjunto com o dólar - realmente não sobe de preço quando o real enfraquece. O mesmo se aplica aos gastos com mão-de-obra, impostos e outras despesas domésticas.

Como resultado, a produção na safra atual está projetada para atingir um recorde de mais de 5 bilhões de bushels. O milho, cujos preços futuros também dispararam em maio, também deve registrar produção recorde. 

É uma situação semelhante na carne. O Brasil é o maior exportador de frango e carne bovina e o terceiro maior de carne suína, e todos os três têm previsão de aumento na produção no próximo ano, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. As exportações totalizarão 2,66 milhões de toneladas no ano-safra de 2022, informou o USDA este mês, elevando a participação do Brasil no comércio global de cerca de 18% em 2017 para 22% agora. Pode ser apenas o começo: o gado leva vários anos para atingir a maturidade e a taxa de crescimento do rebanho brasileiro é mais rápida do que a de suas exportações. Quatro em cada cinco vacas adicionadas ao rebanho global desde 2017 estão no Brasil. Isso sugere uma maior expansão das exportações nos próximos anos.

Frango

Brasileiros estão mudando de comer carne bovina para frango devido à pandemia e à inflação.

No frango, os efeitos foram silenciados pela forma como a depreciação da moeda, a pandemia e a inflação atingiram os padrões de vida. O consumo doméstico de frango disparou nos últimos anos para substituir as calorias da carne bovina que os brasileiros não podem mais pagar. Mesmo assim, a produção subirá para 4,2 milhões de toneladas no próximo ano.

Apenas o minério de ferro entre as principais exportações de commodities do Brasil ficou para trás. Analistas esperam que a produção da estatal Vale SA cresça cerca de 20 milhões de toneladas métricas no próximo ano, mas as previsões da empresa podem ficar aquém disso quando forem apresentadas no final deste mês. O principal produtor, a Austrália, será responsável por uma parcela maior do crescimento da produção no próximo ano, e também por um ritmo mais rápido.

A maior aposta da commodity sobre o real, porém, provavelmente será no café. Tradicionalmente, o Brasil é um produtor tão dominante de grãos de arábica, dos quais são feitas cervejas de alta qualidade, que os especuladores os usam como forma de apostar no real e vice-versa. Quando a moeda enfraquece, a produção sobe e os preços do arábica caem.

O posicionamento longo líquido em futuros de café arábica nos EUA está perto de níveis recordes.

Isso parece ter quebrado nos últimos anos. Em um momento em que o real está sendo negociado perto de baixas recordes, o café está em seus níveis mais altos em uma década. Os investidores também não esperam que isso seja uma anomalia: com relatórios de baixo desempenho da safra do cinturão do café, a posição longa líquida dos traders em futuros de arábica está apenas um pouco abaixo dos níveis recordes, sugerindo que esperam que os preços subam ainda mais.

A turbulência fiscal do Brasil e a queda da moeda já estão perturbando e elevando os mercados de soja, carne bovina e frango. Não se surpreenda se repetir o truque no café.

Assuntos do Momento

Disponible en español Disponible en español
BRF e fundo soberano saudita investirão US$ 350 milhões na cadeia de produção de frangos da Arábia Saudita
14 de Janeiro de 2022
Investimentos

BRF e fundo soberano saudita investirão US$ 350 milhões na cadeia de produção de frangos da Arábia Saudita

Negócio atuará em toda a cadeia de produção de frangos na Arábia Saudita e promoverá venda de produtos

Menor demanda pressiona cotações da carne de frango
14 de Janeiro de 2022
Mercado interno

Menor demanda pressiona cotações da carne de frango

No front externo, a desvalorização do Real frente ao dólar e o forte incremento no volume exportado garantiram receita recorde com os embarques de carne de frango em dezembro. 

Com investimentos em alta no Oeste Paranaense, empresas expõem tecnologias em construção de galpões na AveSui
17 de Janeiro de 2022
AveSui América Latina

Com investimentos em alta no Oeste Paranaense, empresas expõem tecnologias em construção de galpões na AveSui

A região é considerada o maior agro cluster da América Latina e vem recebendo fortes investimentos de cooperativas, agroindústrias e empresas ligadas à cadeia produtiva de proteína animal

Disponible en español Disponible en español
Carne cultivada in vitro é servida em restaurante de Singapura
13 de Janeiro de 2022
Proteína cultivada

Carne cultivada in vitro é servida em restaurante de Singapura

A estimativa é que, em 2040, cerca de um terço da carne consumida no mundo seja produzida do cultivo celular

18 de Janeiro de 2022
Uruguai

Quase quinhentas mil aves foram mortas pelo calor no Uruguai

Onda de calor provocou mortandade em aviários com perdas que equivalem de 10% a 20% da produção nacional do Uruguai na avicultura

Preço dos ovos aumenta na segunda semana do mês
17 de Janeiro de 2022
Ovos

Preço dos ovos aumenta na segunda semana do mês

 Segundo pesquisadores do Cepea, a recente sustentação aos valores veio da oferta mais controlada, sobretudo de ovos maiores.

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade