O desafio de inovar e a valorização do seu maior patrimônio
A cooperativa se prepara para se integrar e para aproveitar as oportunidades de uma era conectada ao melhor da inovação e das tecnologias
Uma das primeiras universidades criadas em um ambiente cooperativista, a Unicoop passa por uma profunda reestruturação com a missão de auxiliar a Coopavel a alcançar um novo patamar em seu processo de desenvolvimento. Acumulando alguns de seus melhores índices de crescimento nos últimos anos, a cooperativa se prepara para se integrar e para aproveitar as oportunidades de uma era conectada ao melhor da inovação e das tecnologias.
Artigos - Nas últimas semanas, o presidente Dilvo Grolli ampliou a produção de artigos destinados aos diretores e aos líderes da Coopavel, peças determinantes no processo de aperfeiçoamento e de mudanças que ela passa a incorporar – público que participou de um encontro especial, dias atrás, na Unicoop. Em seus textos, inspirados na leitura de biografias e de livros que remontam a trajetória de desafios e de sucesso de grandes corporações pelo mundo, Dilvo ressaltou virtudes como atitude, iniciativa, coragem, proatividade e liderança.
Síntese - Alguns artigos trouxeram em síntese a essência de cases de sucesso de empresas que, diante do novo e do avanço das tecnologias da informação e da mudança de comportamento do consumidor, precisaram se reinventar com planejamento, ousadia e dinamismo. “A Coopavel é dona de uma trajetória de sucesso, trabalho e superação. E também de forte atenção ao novo, de entender que jamais pode ficar parada ou acomodada diante de um mundo em constante transformação. Precisamos agir, acompanhar as tendências e nos integrar a esse movimento intenso e contínuo”, conforme Dilvo Grolli.
Unicoop 5.0 - A Universidade Coopavel foi oficialmente constituída no ano 2000 com a missão de levar a funcionários e a cooperados informações e conhecimentos técnicos capazes de aprimorar seus sistemas e resultados tanto no cotidiano da cooperativa quanto da propriedade rural. “Buscávamos um crescimento uniforme, que pudesse se refletir em avanços aliados a oportunidades, qualidade de vida e prosperidade”, segundo Dilvo, entendendo a Unicoop como uma estrutura ainda mais estratégica nesse novo momento da cooperativa.
Modernização - Para modernizar a abordagem da Unicoop, e de setores importantes da engrenagem da Coopavel, uma consultoria especializada, a Academic Ventures, de Curitiba, foi contratada. A empresa é formada por professores experientes e de grande prestígio em suas áreas de atuação. A liderança é de Zaki Akel Sobrinho, doutor em Administração que por oito anos esteve à frente da reitoria da Universidade Federal do Paraná. Para a atualização da Unicoop, a equipe de Zaki, ao lado de colaboradores da Universidade Corporativa e de técnicos de outros segmentos, foram feitos inúmeras reflexões, apurações e avaliações, bem como estudos de outras estruturas similares.
Informações e ferramentas - “Procuramos dispor das melhores informações e ferramentas possíveis para modernizar e realinhar os pilares da Unicoop, que, como fez nas últimas duas décadas, terá um papel relevante a desempenhar no futuro almejado para a Coopavel”, segundo Zaki. Atenta ao que há de mais moderno em conhecimentos técnicos, tecnológicos e pedagógicos, a Universidade Corporativa Coopavel chegará à sua versão 5.0, colocando o ser humano como o centro das escolhas e das decisões dos novos processos de capacitação e aperfeiçoamento.
Patrimônio - “Os cooperados, os funcionários, os parceiros e os clientes são o maior patrimônio da Coopavel, e essa mudança em construção trará impactos positivos a todos eles”, segundo o presidente Dilvo Grolli. (Imprensa Coopavel)
Assuntos do Momento

Maior demanda de soja eleva valores no mercado interno
Segundo pesquisadores do Cepea, esses agentes aproveitaram o elevado patamar do dólar – que voltou a operar acima de R$ 5 – para realizar negócios de curto prazo para o mercado interno e completar navios

Caem as avaliações de qualidade de milho e soja dos EUA devido a clima quente
As classificações caíram dois pontos percentuais em relação a uma semana atrás
China diminui importação de soja do Brasil e aumenta dos Estados Unidos em maio
As importações da oleaginosa dos Estados Unidos alcançaram 16,77 milhões de toneladas de janeiro a maio

Importações chinesas de milho da Ucrânia caem em maio
A China, o maior importador mundial de milho, importiu 126.727 toneladas do grão amarelo da Ucrânia

Começa a colheita da segunda safra de milho e preço segue firme
Segundo pesquisadores, a sustentação veio da postura firme de vendedores, que estiveram atentos à maior paridade de exportação

Milho, soja e trigo despencam na Bolsa de Chicago e causam preocupações econômicas
A soja atingiu seu menor patamar desde 11 de maio e o milho atingiu seu nível mais baixo desde 6 de junho