Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Coopavel

O desafio de inovar e a valorização do seu maior patrimônio

A cooperativa se prepara para se integrar e para aproveitar as oportunidades de uma era conectada ao melhor da inovação e das tecnologias

O desafio de inovar e a valorização do seu maior patrimônio

Uma das primeiras universidades criadas em um ambiente cooperativista, a Unicoop passa por uma profunda reestruturação com a missão de auxiliar a Coopavel a alcançar um novo patamar em seu processo de desenvolvimento. Acumulando alguns de seus melhores índices de crescimento nos últimos anos, a cooperativa se prepara para se integrar e para aproveitar as oportunidades de uma era conectada ao melhor da inovação e das tecnologias.

Artigos – Nas últimas semanas, o presidente Dilvo Grolli ampliou a produção de artigos destinados aos diretores e aos líderes da Coopavel, peças determinantes no processo de aperfeiçoamento e de mudanças que ela passa a incorporar – público que participou de um encontro especial, dias atrás, na Unicoop. Em seus textos, inspirados na leitura de biografias e de livros que remontam a trajetória de desafios e de sucesso de grandes corporações pelo mundo, Dilvo ressaltou virtudes como atitude, iniciativa, coragem, proatividade e liderança.

Síntese – Alguns artigos trouxeram em síntese a essência de cases de sucesso de empresas que, diante do novo e do avanço das tecnologias da informação e da mudança de comportamento do consumidor, precisaram se reinventar com planejamento, ousadia e dinamismo. “A Coopavel é dona de uma trajetória de sucesso, trabalho e superação. E também de forte atenção ao novo, de entender que jamais pode ficar parada ou acomodada diante de um mundo em constante transformação. Precisamos agir, acompanhar as tendências e nos integrar a esse movimento intenso e contínuo”, conforme Dilvo Grolli.

Unicoop 5.0 – A Universidade Coopavel foi oficialmente constituída no ano 2000 com a missão de levar a funcionários e a cooperados informações e conhecimentos técnicos capazes de aprimorar seus sistemas e resultados tanto no cotidiano da cooperativa quanto da propriedade rural. “Buscávamos um crescimento uniforme, que pudesse se refletir em avanços aliados a oportunidades, qualidade de vida e prosperidade”, segundo Dilvo, entendendo a Unicoop como uma estrutura ainda mais estratégica nesse novo momento da cooperativa.

Modernização – Para modernizar a abordagem da Unicoop, e de setores importantes da engrenagem da Coopavel, uma consultoria especializada, a Academic Ventures, de Curitiba, foi contratada. A empresa é formada por professores experientes e de grande prestígio em suas áreas de atuação. A liderança é de Zaki Akel Sobrinho, doutor em Administração que por oito anos esteve à frente da reitoria da Universidade Federal do Paraná. Para a atualização da Unicoop, a equipe de Zaki, ao lado de colaboradores da Universidade Corporativa e de técnicos de outros segmentos, foram feitos inúmeras reflexões, apurações e avaliações, bem como estudos de outras estruturas similares.

Informações e ferramentas – “Procuramos dispor das melhores informações e ferramentas possíveis para modernizar e realinhar os pilares da Unicoop, que, como fez nas últimas duas décadas, terá um papel relevante a desempenhar no futuro almejado para a Coopavel”, segundo Zaki. Atenta ao que há de mais moderno em conhecimentos técnicos, tecnológicos e pedagógicos, a Universidade Corporativa Coopavel chegará à sua versão 5.0, colocando o ser humano como o centro das escolhas e das decisões dos novos processos de capacitação e aperfeiçoamento.

Patrimônio – “Os cooperados, os funcionários, os parceiros e os clientes são o maior patrimônio da Coopavel, e essa mudança em construção trará impactos positivos a todos eles”, segundo o presidente Dilvo Grolli. (Imprensa Coopavel)