Comentário

O nosso adeus e agradecimentos ao ex-diretor da ABEF (atual ABPA!)

<em>"Claúdio sempre foi grato ao apoio que recebeu, nas três décadas de ABEF, dos associados, das autoridades governamentais  (da qual eu fazia parte até 2006) e de toda a cadeia que integra a avicultura e da imprensa como a Avicultura Industrial."</em>

O nosso adeus e agradecimentos ao ex-diretor da ABEF (atual ABPA!)

Em 2005, o nosso amigo Claúdio Martins se desligava da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) depois de ter prestado excelente serviço àquela Associação durante cerca de 30 anos. Iniciou como Secretário-Executivo e terminou como Diretor-Executivo!

Quando foi Secretário-Executivo colaborou com o setor em um período em que o empreendedores brasileiros nem cartão de crédito internacional tinham. Em 2004, como Diretor-Executivo tivemos junto com ele o prazer de vibrar e festejar por termos contribuído com um ano histórico para toda a nossa avicultura ao elevar o Brasil à categoria de  maior exportador mundial de frangos, tanto em receita cambial, quanto em volume. Este desempenho, em agosto de 2005 atingiu 2,8 milhões de toneladas e uma expressiva receita de US$ 3,1 bilhões. Um novo recorde!

E, claro, de toda a equipe ABEF que tanto lhe auxiliou como foi o caso do nosso amigo comum, Pablo Marshall, que se dedicou muito para colaborar comigo também para resolver o contencioso de “resíduos” junto à União Europeia.

Foram inúmeras as manifestações de carinho, gratidão e reconhecimento que recebi em relação a esta perda incomensurável para todos aqueles que conheciam o profissional e amigo Claúdio Martins. Selecionei algumas delas e lamento por não ter espaço para adicionar todas:

“Grande Cláudio Martins! Me ensinou os primeiros passos sobre o Sistema de Solução de Controvérsias da OMC. Um bom companheiro que nos deixa saudade e boas lembranças. Descanse em paz, amigo”. Fernando M. Furlan, ex- Presidente do CADE

“Perdemos um grande companheiro e lutador pela nossa “causa” que acabou se transformando num setor fundamental para a agroindustria e para o Brasil”. Alex Fontana, filho dos fundadores da SADIA e CEO da TradeMark

“O Cláudio teve um papel fundamental na construção do Brasil maior exportador de carne de frangos do mundo. Grande amigo que nos deixa. Vai fazer falta!” Ariel Antonio Mendes – Diretor Técnico e de Produção da UBABEF

“RIP, Cláudio, sua participação nas nossas lutas por acesso a mercados foi decisiva para a obtenção de resultados favoráveis”. José Alfredo Graça Lima, ex-Embaixador do Brasil junto à União Europeia

“Grande Cláudio Martins, amigo e parceiro de muitas jornadas.. Que Deus te receba …” Vantuil Carneiro Sobrinho, ex-SDA/MAPA

“Meu bom amigo Cláudio. Companheiro de muitas lutas. Bons vinhos e algumas cervejas. Fez falta.” Hélio Schoor, ex-Diretor da Copacol, Agrícola Jandelle e Belafoods

“Triste notícia, sou também testemunha da importância do Cláudio para o Setor. Que descanse em paz”. Luiz Bertuol, Diretor da LP Export

“Grande amigo, grande defensor do Agro, companheiro de memoráveis campanhas. Vai e fica em paz.” Ademerval Garcia – ex-Presidente da Abecitrus

“Hoje perdi um grande amigo e o Brasil um grande brasileiro. Faleceu Cláudio Martins, diretor executivo da ABEF desde os seus primórdios e sem quem muito do que conseguimos na exportação de frangos do Brasil não teria sido alcançada. Estão caindo os pioneiros que legam à nova geração a bandeira de manter o setor de exportações de carne de frango nessa liderança que o Cláudio nos ajudou a construir. Estou menor no dia de hoje, assim como o agronegócio brasileiro com a perda desse pioneiro. Foi um privilégio tê-lo conhecido e desfrutados de sua amizade”. Osler Desouzart – ex-Diretor da SADIA e da Rivopharm

“Osler me informou do passamento do nosso grande Amigo Cláudio Martins. Profissional competente e Homem Íntegro, a quem os produtores Avícolas e Suinícolas do Brasil, devem muito pelo trabalho por ele desenvolvido. Pessoa que tive o prazer de conviver e trabalhar de 1976 a 1994, pelas Instituições ABEF, UBA e ABECS. Cláudio, você foi cedo demais !!! Nós, seus Amigos, sentiremos a sua falta. Peço a DEUS, que conforte a sua Família neste momento de profunda tristeza e dor.” Flavio Brandalise, ex-dono da Perdigão

“A Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA recebe com pesar a informação do falecimento do Senhor Cláudio Martins, ex diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango – ABEF e um dos protagonistas na ascensão do Brasil como principal player no mercado mundial de carne de frango. Cláudio Martins atuou por anos em prol dos avanços nas exportações brasileiras. Sua dedicação e trabalho foram primordiais para o fortalecimento da avicultura como atividade geradora de emprego e renda. A avicultura e suinocultura se unem em oração a sua família, amigos e colegas de trabalho. Nossas mais sinceras condolências.” Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Nos nossos momentos de descontração e lazer,  o maridão, paizão e amigo Claúdio, na praia do mar que ele adorava – Barra da Tijuca – em um dia de sol maravilhoso me confessou emocionado: “nasci pobre no Pernambuco em 18 de setembro de 1946 e somente este Brasil poderia ter me dado a oportunidade de dirigir a ABEF aqui deste paraíso que é o meu Rio de Janeiro”. Lembrando esta e outras frases, além de muitos momentos de trabalho, em Bruxelas e até em Capri (Itália),  penso com muito carinho no querido amigo que nos deixou ontem: 8 de junho de 2020. Choro junto com Sandra, Flavinha e Rodrigo e todos aqueles amigos que nunca o abandonaram!

Descanse em paz grandíssimo amigo Claúdio Martins!

Colunistas

Jogi Humberto Oshiai: Sócio da Lemos Oshiai Consultoria e Assessoria e da Stark Capital Partners e Diretor de Assuntos Públicos do Escritório de Advogados Europeus FratiniVergano (Bruxelas). CONTATO: [email protected]