Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rico em nutrientes

O que tem levado consumidores a comprar mais ovos durante a crise do Covid-19?

Alimento tem sido uma ferramenta para aqueles que desejam fortalecer o sistema imunológico

O que tem levado consumidores a comprar mais ovos durante a crise do Covid-19?

Alimento contém vitaminas e minerais importantes para o fortalecimento do sistema imune da população

A grande procura de consumidores por ovos levou o país a viver uma escassez momentânea da proteína. Não que tenha ocorrido desabastecimento, apontam representantes do setor, mas uma forte redução dos estoques e aumento do preço. O que tem levado os consumidores a comprarem tanto ovo nesse período? Não é apenas o período de quaresma que explica esse movimento, afirmam pesquisadores. A riqueza do ovo, como alimento completo, tem sido uma ferramenta para aqueles que desejam fortalecer o sistema imunológico durante a pandemia.

 

CONTEÚDO RELACIONADO

Quarentena e quaresma levam a falta de ovo no mercado

Caixas de ovos estão até R$ 50 mais caras que em 2019

 

Os pesquisadores Helenice Mazzuco e Everton Krabbe, da Embrapa Suínos e Aves, procurados pela Avicultura Industrial, apontam que o ovo não previne contra o Coronavírus (Covid-19). No entanto, ajuda a fortalecer a saúde do indivíduo e na recuperação daqueles que estão com o sistema imunológico fragilizado.

“Por ser o alimento mais completo (atrás apenas do leite materno), sem dúvida sua composição em proteína, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais contribuem no fortalecimento da saúde de indivíduos sãos e na recuperação de indivíduos enfermos ou com sistema imune comprometido”, explica Helenice.

A grande procura dos consumidores por esse tipo de proteína, afirma Krabbe, se deve ao fato do ovo passar a ser entendido com um ingrediente rico em nutrientes, completo. “Evidentemente, que nesse momento de pandemia, a população compreendeu que o benefício do ovo é ainda mais relevante”, diz o pesquisador.

Segundo os pesquisadores da Embrapa, o ovo contém vitaminas e minerais importantes para o fortalecimento do sistema imune da população, como a vitaminas A, D, E, ácido fólico, além de minerais como zinco e selênio, dentre outros nutrientes.

 

REDUÇÃO DA LUZ INFLUENCIA NA POSTURA

A escassez de ovos no país, nas últimas semanas, tem outra explicação além da questão econômica: oferta e demanda. De acordo com Everton Krabbe, nesta época do ano ocorre uma redução do fotoperíodo (duração) do dia. “Esse fato desestimula as aves a produzir ovos, e existe naturalmente uma redução de oferta, especialmente de aves criadas em fundo de quintal.

Ele aponta que os produtores de ovos profissionais sabem da importância da luz para a produção de ovos, e utilizam iluminação artificial nos aviários a noite e assim, mantém a produção. Contudo, o volume de ovos de fundo de quintal é expressivo em algumas regiões do país, afirma Krabbe, o que pode impactar significativamente a oferta na gôndola dos supermercados.