Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Tocantinense

O setor avícola tocantinense segue ganhando destaques e investimentos

A avicultura do Tocantins garante a sanidade e a alta qualidade na produção

O setor avícola tocantinense segue ganhando destaques e investimentos

O setor avícola tocantinense vem ganhando destaques e investimentos, além de garantir a sanidade e a alta qualidade na produção. Prova disso é o registro de um aumento significativo de 43% na produção de aves comerciais em 2020, em relação ao ano anterior, passando de 24,4 milhões de aves para 34,9 milhões, segundo dados da movimentação das aves emitidos pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). Segundo a instituição, o Tocantins possui, atualmente, 113 granjas registradas no órgão, sendo que 108 são de frango de corte, três de postura e duas de reprodução. Atualmente, a região centro-norte concentra a maior parte da produção.

A avicultura brasileira representa hoje 1,5% do PIB, gerando cinco milhões de empregos diretos e indiretos e mais de US$ 7 bilhões apenas em exportações. Do total de carne de frango produzida, 70% são destinadas ao mercado doméstico, que atualmente responde por um consumo médio de 39 kg por habitante ao ano. Os 30% restantes são embarcados para mais de 150 países (UBA, 2009).

O Tocantins conta, atualmente, com um frigorífico de abate de aves caipiras melhoradas registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), localizado no município de Palmeirante. Ele foi inaugurado em 2020 e abateu 15.172 aves, em uma produção de 18.595 kg de carne de frango. Além disso, há ainda uma granja registrada no SIE, no município de Fátima, que produziu 22,7 milhões de ovos no ano passado. Ainda em  2020, foram exportados 795.285 kg de frangos.

Os principais países compradores da carne de frango tocantinense foram Haiti, Hong Kong, Camboja e Suriname. A produção é do frigorífico registrado no Serviço de Inspeção Federal (SIF), no município de Aguiarnópolis.

A população avícola do Tocantins está em segundo lugar em quantidade de animais com mais de 7 milhões de cabeças e conta com um grande atrativo para a instalação de indústrias em seu território, já que a incidência de doenças na região é baixa, pois se encontra relativamente isolada das demais regiões produtoras, o que reduz a exposição ao risco sanitário. A localização geográfica estratégica e implantação de alternativas logísticas como o modal ferroviário norte-sul mostram um futuro promissor e com grande possibilidade de consolidação da avicultura, que já assume caráter essencial e posição de destaque na economia do Estado.

Foi lançado edital para seleção de consultores para elaboração de estudo para avaliação do potencial e das limitações, visando a implantação e o desenvolvimento das cadeias da avicultura e da suinocultura do Estado de forma Sustentável, o que demonstra interesse do Estado no desenvolvimento da cadeia. O documento foi publicado na edição n° 5.774 do Diário Oficial do Estado (DOE) de 26 de janeiro de 2021.

Com bom desempenho econômico e gerando bons lucros, a avicultura tem gerado muitos empregos diretos e indiretos, além de ser um investimento bastante seguro para o produtor rural.

 

Confira algumas fotos da Avicultura em Tocantins