Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Egito

OIE credencia 14 empresas avícolas como livres de influenza aviária

O ministro da agricultura do Egito esclareceu que a decisão da organização se baseia nos esforços envidados pelo Egito para retomar a exportação de aves

OIE credencia 14 empresas avícolas como livres de influenza aviária

O ministro da Agricultura e Recuperação de Terras Al-Sayed al-Qusair declarou domingo que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aprovou colocar o Egito na lista de países com instalações livres de influenza aviária.

O ministro esclareceu que a decisão da organização se baseia nos esforços envidados pelo Egito para retomar a exportação de aves, que foi suspensa em meio ao surto da doença em 2006. Com o credenciamento da OIE, 14 empresas egípcias poderão exportar pintos com 1 dia de idade, ovos de mesa, ovos de criação e aves de criação.

Os arquivos das 14 instalações foram comunicados a oito grandes empresas internacionais de aves.

As instalações livres de gripe aviária estão localizadas nas zonas desérticas de Sarabium, em Isamiliyah, em Wadi Al-Natroun, em Beheira, e na estrada ocidental Cairo-Asyut, em Menya. Essas instalações foram credenciadas após a inscrição para fazer parte do sistema e após o cumprimento dos requisitos.

O ministro destacou que o Egito alcançou a auto-suficiência de aves e ovos de mesa e que o setor possui muitos investimentos promissores incorporados em mega projetos fundados em terras desérticas.

O ministério tem cooperado com criadores no Vale do Nilo e no Delta para mudar do sistema de produção aberto para o sistema de produção fechado.

Em um contexto semelhante, Qusair sublinhou que a exportação é permitida após o atendimento das necessidades locais.

O vice-ministro Mostafa al-Sayad disse que o credenciamento de empresas egípcias de aves como livres da influenza aviária incentivará os investimentos no setor. O funcionário revelou que o ministério preparou um mapa de investimentos que abrange nove zonas que podem abrigar essas instalações.

Sayad observou que os projetos de aves estão incluídos na iniciativa do Banco Central do Egito (CBE), oferecendo – por meio de bancos – empréstimos bonificados com taxa de juros de 5%. No valor de LE 100 bilhões, a iniciativa é direcionada aos setores manufatureiro, agrícola e imobiliário.