Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

OIE e IPC lança nova orientação sobre redução de antibióticos na produção de aves

Orientação visa conscientizar as abordagens de manejo que podem reduzir a necessidade de antibióticos na avicultura

A hen with white feather
A hen with white feather

Em apoio à Semana Mundial de Conscientização dos Antibióticos e com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Conselho Internacional de Avicultura (IPC) lançou uma nova orientação sobre as melhores práticas para reduzir a necessidade de antibióticos na produção de carne de aves.

A orientação, que visa conscientizar as abordagens de manejo que podem reduzir a necessidade de antibióticos na avicultura, segue a decisão dos IPCs em 2017 de adotar sua “Declaração de Posição sobre o Uso de Antimicrobianos e os Princípios de Administração Antimicrobiana” .

Esse compromisso contínuo dos membros do IPC representa o esforço da indústria global de carne de aves para se envolver com as partes interessadas e implementar práticas que promovam os objetivos do One Health; abrangendo os setores de saúde humana, animal, vegetal e de saúde ambiental.

Referindo-se às orientações, o presidente do IPC, Robin Horel, disse que “lidar com a resistência antimicrobiana através do compartilhamento de melhores práticas é essencial para maximizar a saúde, o bem-estar e a produtividade das aves. Esta Diretriz, elaborada por especialistas do setor de carnes de aves, fornece ações práticas que podem ser tomadas no nível da fazenda, para que juntos possamos continuar a beneficiar e proteger a saúde e o bem-estar de nossas aves por meio de uma indústria de carne de aves sustentável e próspera. ”  

A Dra. Monique Eloit, Diretora Geral da OIE, acrescentou: “Mudanças na gestão sustentável de criadores de gado, incluindo produtores de aves, em colaboração com veterinários, podem reduzir com sucesso a necessidade de usar antibióticos nas fazendas.

 “A parceria da OIE com o Conselho Internacional de Avicultura (IPC) para produzir essas diretrizes diretas, que são facilmente acessíveis aos criadores de aves, de acordo com os padrões da OIE e prontamente adotadas, é outro passo proativo em direção a esse objetivo. Por isso, saúdo essa colaboração valiosa e exorto a indústria avícola a implementar essa orientação sólida como parte de seu trabalho contínuo para ajudar a reduzir a ameaça de resistência antimicrobiana. ”