Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

OMC dá parecer favorável ao BR contra bloqueio da Indonésia às importações de frango

No relatório a OMC recomendará à Indonésia a alteração da legislação e das práticas que bloqueiam importações de carne de frango brasileira

OMC dá parecer favorável ao BR contra bloqueio da Indonésia às importações de frango

A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou relatório com parecer favorável ao Brasil, no painel movido pelo país contra a Indonésia em relação às medidas restritivas impostas pelo país asiático contra as importações de carne de frango. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) no início da tarde desta terça-feira (17/10).

De acordo com a associação, no relatório a OMC concordou com os argumentos apresentados pelo Brasil, e recomendará à Indonésia a alteração da legislação e das práticas que bloqueiam as importações de carne de frango brasileira.

 “Os Indonésios ainda terão um prazo de 60 dias para apresentar o pedido de apelação, que será analisado pelo Órgão de Solução e Controvérsias da OMC. A expectativa é que o processo seja concluído em até seis meses”, divulgou a ABPA.

O mercado indonésio é, atualmente, fechado para as importações de carne de frango. Toda a sua produção, 1,64 milhão de toneladas produzidas (2016) é direcionada ao mercado doméstico. Com população de maioria muçulmana (quase 90% dos 260 milhões de habitantes, conforme World Factbook, CIA), a Indonésia é um dos mercados com maior potencial de crescimento no consumo de proteína animal mundial. Cada habitante do país asiático consome, em média, 6,3 quilos do produto por ano, informou a associação.